Notícia

Brasil Dentristy

Má formação dentária foi objeto de estudo em projeto

Publicado em 28 setembro 2010

No decorrer de uma formação dentária, muitos problemas podem aparecer no "meio do caminho". É por isso que o Projeto Temático "Defeitos na formação do órgão dental" aproveitou para estudar situações como manchas no esmalte, dentes que não nascem e dentição com características irregulares.

O projeto contou com o apoio da FAPESP e teve a coordenação de Sérgio Roberto Peres Line, no município de Piracicaba (SP). O efeito do flúor na ocorrência de manchas no esmalte do dente foi um dos objetos de estudo.

"Sua ação ocorre na desorganização da matriz proteica do esmalte e, consequentemente, desencadeia a má formação. Grande passo para a odontologia, pois quem sabe possamos evitar ou ao menos prevenir tais más formações", espera a ondontóloga e tutora do Portal Educação, Christiane Toriy.

O projeto também destacou a questão da amelogênese imperfeita, que é um problema provocado por mutações de diferentes genes relacionados à formação dessa parte do dente. Vale ressaltar que esta anomalia manifesta-se de diferentes formas

Fonte: Portal Educação