Paulo Vanzolini
Paulo Emílio Vanzolini (São Paulo, 25 de abril de 1924 — São Paulo, 28 de abril de 2013) foi um zoólogo e compositor brasileiro, autor de famosa canção “Ronda”.
Foi um dos idealizadores da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) e ativo colaborador do Museu de Zoologia da Universidade de São Paulo que, com seu trabalho, aumentou a coleção de répteis de cerca de 1,2 mil para 230 mil exemplares.
Adaptou a Teoria dos Refúgios a partir de estudos conjuntos com o geomorfologista Aziz Ab’Saber e com o norte-americano Ernest Williams. Refúgio foi o nome dado ao fenômeno detectado nas expedições de Vanzolini pela Amazônia, quando o clima chega ao extremo de liquidar com uma formação vegetal, reduzindo-a a pequenas porções. Assim formam-se espaços vazios no meio da mata fechada.
Volta Por Cima
Paulo Vanzolini
Levanta sacode a poeira
da volta por cima
Chorei
Não procurei esconder
Todos viram, fingiram
Pena de mim não precisava
Ali onde eu chorei
Qualquer um chorava
Dar a volta por cima que eu dei
Quero ver quem dava
Um homem de moral
Não fica no chão
Nem quer que mulher
Lhe venha dar a mão
Reconhece a queda
E não desanima
Levanta, sacode a poeira
E dá a volta por cima
Oh, Minas Gerais...
A Copa do Mundo acabou. O vexame precisa passar! Ninguém merece, meu chapa! Mas... nem tudo está perdido.
Uma coisa boa eu sei, durante a Copa aconteceu algo bem interessante na TV brasileira. Durante o programa “Bem Amigos”, na última segunda-feira, 14, o ex- jogador Júnior do Flamengo, companheiro do montes-clarense Dequinha de 1973 a 1979 falou da nossa Montes Claros.
A história é bem assim:
Nos anos 70, Dequinha jogando pelo Ateneu, saiu de Montes Claros com uma carta de apresentação do seu treinador Bonga e foi até ao Rio de Janeiro, no Clube de Regatas do Flamengo.