Notícia

UNICAMP - Universidade Estadual de Campinas

Lume traz exposição e roda de samba

Publicado em 29 junho 2011

Por Carlota Cafiero

A artista visual Maria Mayumi abre, nesta quinta-feira (30), exposição individual no Ponto de Cultura Lume Teatro, em Barão Geraldo, distrito de Campinas, dentro do projeto Lume Recebe. São cerca de 20 obras, nas técnicas de gravura (xilogravura e silk-scren), desenho, pintura, aquarela, colagem e técnica mista.

A abertura, às 20 horas, contará com execução de samba ao vivo, com a dupla Laura e Otávio. A mostra poderá ser visitada até dia 20 de julho, de segunda a sexta, das 10 às 17 horas, na sede do Lume, com entrada franca. No domingo, das 18 às 22 horas, vai ter roda de samba comemorativa aos 10 anos de existência do Núcleo de Samba Cupinzeiro, referência nacional na pesquisa e manutenção do gênero. Acompanhando a roda, muito caldinho de feijão.

Nascida em São Paulo, capital, em 1984, Marina vive e trabalha em Campinas. É bacharel em Artes Visuais e mestranda da Faculdade de Educação da Unicamp sobre relações possíveis entre arte educação e intervenção urbana. Também trabalha como arte educadora no Projeto Ateliê Escola da ONG Cedap (Centro de Educação e Assessoria Popular) e integra o Coletivo Moleo, sediado no Ateliê do MIS, o Museu Imagem e Som de Campinas.

Sobre Núcleo de Samba Cupinzeiro

Criado em 2001, no distrito de Barão Geraldo, com o objetivo de pesquisar, compor e realizar atividades em torno do samba, o Cupinzeiro agrega diversas frentes de trabalho: espetáculos, seminários, oficinas, rodas, textos publicados, gravações, documentários. Produziu vários eventos ligados ao samba na cidade de Campinas, como Ciclo do Samba, Oficina de Samba Paulista (Projeto Bairros financiado pela Fapesp), Dia do Samba, Bloco do Cupinzeiro. Já se apresentou em espaços dentro e fora do Estado e acompanhou músicos como Wilson Moreira, Tia Surica, Walter Alfaiate e Diogo Nogueira.

SERVIÇO

Exposição: Individual de Marina Mayumi

Abertura:30 de junho, às 20 horas Visitação: de 1 a 20 de julho (segundas a sexta-feira), das 10 às 17 horas Núcleo de Samba Cupinzeiro Dia 3 de julho (domingo), das 18 às 22 horas LOCAL: Ponto de Cultura Lume Teatro

Rua Carlos Diniz Leitão, 150, Vila Santa Isabel, Barão Geraldo, Campinas

19-3289-9869 Entrada franca para os dois eventos