Notícia

Paraná

Lume Teatro apresenta Você no palco do Sesc Campinas (1 notícias)

Publicado em 07 de fevereiro de 2012

Dirigida pelo mestre de butô Tadashi Endo, a atriz Ana Cristina Colla volta aos palcos

Dirigida pelo mestre de butô Tadashi Endo, a atriz Ana Cristina Colla volta aos palcos com o solo 'Você', dias 10 e 11/02 (sexta e sábado), dentro da programação do Terra Lume, no teatro do Sesc Campinas - os ingressos já estão à venda, na Central de Atendimento.

A atriz Ana Cristina Colla, integrante do Lume Teatro, gosta de colecionar objetos. Ela explica: "São cacarecos, retalhos, pedaços de lã, diários vários, começados e nunca acabados, sonhos, ideias de espetáculos, esboços de cenas e assim por diante".

Esses guardados ajudaram-na a cultivar raízes e memórias. E por conta da fascinação da atriz pela reconstrução da memória pessoal e também de memórias alheias, que ela criou - em conjunto com um dos mais importantes nomes da arte Butô no mundo, o japonês Tadashi Endo - o espetáculo solo "Você".

Tadashi Endo vive e trabalha em Göttingen, na Alemanha, onde fundou o Butoh-Center MAMU. "Você" é o terceiro espetáculo do Lume que tem direção de Endo - os outros foram "Shi-Zen, 7 Cuias", com os sete atores; e "Sopro", solo de Carlos Simioni.

"Você" estreou nacionalmente no dia 20 de agosto de 2009, em São Paulo, no Teatro Crisantempo, e seguiu para apresentações no festival Goiânia em Cena, para o Sesc-Araraquara e para a CPFL Cultura, em Campinas. Foi indicado ao Prêmio Cooperativa Paulista de Teatro 2009.

"O que me fascina é mergulhar na 'matéria' de que é composta a memória. A memória vive em um tempo que não nos pertence mais, mas dele vamos em busca quando revisitamos o passado, em uma tentativa de capturarmos o tempo vivido e fazê-lo presente por alguns minutos", conta a atriz, que imergiu nas memórias da infância e nas experiências inscritas no corpo e na alma para transformá-las em poesia, expandindo e enriquecendo esse universo pessoal com as memórias de outras pessoas, chegando, assim, ao outro.

Apesar de ter pouco texto falado - apenas nos primeiros minutos do espetáculo -, "Você" traz muitas palavras em cena, que aparecem sob a forma de poemas de Ana Cristina, escritos no próprio corpo e em painéis de papel arroz que se desdobram como pergaminhos do alto do teto até o chão, formando o cenário que teve a colaboração da artista plástica Vera Ferro, de Campinas.

Como há uma forte identificação do Lume com as referências estéticas de importantes vertentes do teatro e da dança contemporânea do Japão, Ana Cristina encontrou no Butô a linguagem ideal para trabalhar com as memórias. "Justamente pela maneira que o Butô lida com as imagens, com a relação corporal e a consequente 'poetização' dessas imagens para cena. Era uma maneira de trabalhar com esses poemas, sem necessariamente usar a palavra", diz.

Além dos princípios do Butô, a atriz utiliza os fundamentos da Dança Pessoal e da Mímesis Corpórea, métodos de trabalho criados pelo Lume. O primeiro consiste na elaboração e codificação das características pessoais e experiências de vida de cada ator, a fim de criar matrizes corporais que farão parte de um repertório individual; enquanto o segundo trabalha com a observação das ações físicas e vocais de pessoas e animais, além de fotos e pinturas, e consequente decodificação e incorporação de fragmentos dessas ações.

Sinopse - Memória e imaginação se misturam neste espetáculo que inverte o fluxo natural da vida e o recria no tempo poético da cena, a partir da velhice até a infância. Futuro, presente e passado se encontram no palco por meio de técnicas da Dança Pessoal, da Mímesis Corpórea e do Butô, desenvolvidas pela atriz junto do LUME Teatro e do diretor Tadashi Endo. "Você" é um poema corporal que fala de cada um de nós e revela a beleza e a dor existentes em cada fase da vida.

Tadashi Endo - Começou seus estudos teatrais pelo Kabuki e o Nô, formas tradicionais do teatro japonês. Mais tarde, se aprofundou no teatro ocidental. Em 1989, conheceu Kazuo Ohno - criador do Butô no Japão, junto de Tatsumi Hijikata - com quem desenvolveu estreita colaboração, decisiva para seu processo criativo. Embora tenha iniciado sua vida artística na Europa, sua obra está impregnada das tradições japonesas, partindo do Butô para buscar novas abordagens para a dança. Assim, faz uma síntese entre teatro, performance, improvisação e dança. Ao longo de seus 60 anos de vida, Tadashi Endo definiu seu caminho na dança no que ele chama de Butoh-MA (entre). Atualmente dirige o Butoh-Center MAMU e o MAMU Butoh Festival, em Göttingen, na Alemanha.

Ana Cristina Colla - Em sua trajetória no LUME Teatro, iniciada em 1993, a atriz participou ativamente dos processos de pesquisa, criação artística e na construção dos espetáculos "Taucoauaa Panhé Mondo Pé", "Contadores de Estórias", "Café com Queijo", "Um Dia...", "Afastem-se Vacas que a Vida é Curta", "Parada de Rua" e "O que seria sem as coisas que não existem". Nesses quase 20 anos de LUME, a Ana Cristina trabalhou com três diferentes mestres de Butô: Anzu Furukawa, Natsu Nakajima (discípula direta de Tatsumi Hijikata) e com Tadashi Endo, aluno de Kazuo Ohno, de cujo intercâmbio nasceu o espetáculo "Shi-zen, 7 Cuias", indicado a três categorias do prêmio Shell 2004. É autora do livro "Da minha janela vejo...Relato de uma trajetória pessoal de pesquisa no LUME", editado pela Fapesp e Hucitec. Dirigiu os espetáculos "Espiral - Brinquedo Meu", com o ator-músico Helder Vasconcelos; e "Gaiola de Moscas", com o Grupo Peleja.

Agende-se

Espetáculo 'Você' (Lume Teatro)

Dias 10 e 11/2 (sexta e sábado), 20h

Teatro interno do SESC Campinas (Rua Dom José I, 270, Bonfim)

Informações: 3737-1500 (Central de Atendimento - SESC)

Tempo de duração: 60 min.

Indicação etária: 16 anos