O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) demitiu a ministra da Saúde, Nísia Trindade, nesta terça-feira (25), após demonstrar insatisfação com a falta de resultados em sua gestão. O novo titular será Alexandre Padilha, atual ministro das Relações Institucionais e ex-ministro da Saúde no governo Dilma Rousseff. A decisão ocorreu após duas reuniões realizadas ao longo do dia.
Troca no Ministério da Saúde
Lula se reuniu com Nísia Trindade no início da tarde, em um encontro reservado. Em seguida, o presidente conversou com Alexandre Padilha para acertar os detalhes da transição. Após a reunião, Nísia comunicou sua saída ao secretário-executivo do ministério, Swedenberger Barbosa, e deve oficializar a mudança para a equipe nesta quarta-feira (26).
A indefinição sobre sua permanência nos últimos dias causou ajustes nas agendas da pasta, com reuniões e compromissos sendo cancelados. Segundo nota da Presidência, Lula agradeceu Nísia Trindade por seu trabalho à frente do ministério. A posse de Alexandre Padilha está marcada para o dia 6 de março.
Vacina nacional contra a dengue foi anunciada horas antes
Horas antes do anúncio da demissão, Lula e Nísia participaram, em Brasília, da apresentação da primeira vacina 100% nacional contra a dengue. O imunizante, produzido pelo Instituto Butantan, ainda aguarda registro da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e tem previsão de produção de 60 milhões de doses anuais a partir de 2026.
O governo investiu R$ 1,26 bilhão no projeto, além de R$ 68 milhões em estudos para ampliar a faixa etária da imunização e avaliar a coadministração com a vacina contra chikungunya. A Anvisa solicitou informações adicionais sobre o imunizante e já concluiu a análise de dados de qualidade, segurança e eficácia.
Clique e siga o canal no WhatsApp e leia mais em Portal do Cerrado
O post Lula demite Nísia Trindade do Ministério da Saúde apareceu pela primeira vez em Portal do Cerrado.