Expectativa é que a distribuição de até 60 milhões de doses anuais ocorra a partir de 2026
O Governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou nesta terça-feira (25), um acordo para a produção em larga escala de uma vacina 100% nacional e de dose única contra a dengue. A iniciativa prevê a distribuição de até 60 milhões de doses anuais a partir de 2026 , que serão disponibilizadas no Sistema Único de Saúde (SUS), conforme destacou a ministra Nísia Trindade.
O foco inicial será atender a população elegível para imunização pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI), entre 2026 e 2027. A vacina está em fase final de desenvolvimento tecnológico, sob liderança do Ministério da Saúde, em parceria com o Instituto Butantan e a empresa WuXi Biologics.
Atualmente, o acesso a vacinas contra a dengue no Brasil é limitado. Em 2023, o Ministério da Saúde distribuiu 6,5 milhões de doses aos Estados e municípios, mas apenas 3,3 milhões foram aplicadas, principalmente devido à baixa adesão.
A vacina disponível atualmente no SUS é indicada para pessoas entre 10 e 14 anos, que residem em áreas prioritárias, embora a bula do fabricante permita a imunização de indivíduos entre 4 e 59 anos.