Notícia

Araraquara News

Ludo Educativo relança jogo para estimular vacinação

Publicado em 18 janeiro 2021

O Ludo Educativo, um dos projetos de educação difusão do conhecimento do Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais (CDMF), acaba de relançar o game “Vacinax” que tem como objetivo mostrar a importância das vacinas na proteção contra doenças infecciosas como, por exemplo, a COVID-19.

A iniciativa se soma às diversas ações desenvolvidas pelo Centro para auxiliar a contenção da COVID-19.

No Vacinax, o papel do jogador é o de controlar um Linfócito-T e vagar por entre as células do corpo humano enquanto identifica e destrói células infectadas, ou que possuem algum tipo de antígeno. Inicialmente, por não possuir anticorpos específicos, o linfócito não é capaz de identificar todas as células comprometidas.

Porém, ao progredir no jogo, o corpo humano em que o jogador se encontra é vacinado e então o jogador pode escolher quais aspectos ele deseja melhorar nas suas células de defesa. Dentre as melhorias estão o tempo de vida do linfócito, a capacidade de identificar mais células infectadas e a quantidade de células que o linfócito consegue destruir.

A vitória é alcançada quando o jogador conseguir identificar e destruir todas as células infectadas no corpo. Além disso, o jogo também conta com várias informações valiosas sobre vacinação e sua importância, que vão sendo mostradas para o jogador enquanto ele progride!

A plataforma do Ludo Educativo conta com mais de 50 jogos com o intuito de fixar conteúdo e divertir. Além disso, também estão disponíveis atividades para pintura e desenho (para serem baixadas, impressas e coloridas) e a plataforma do Ludo Escola, onde professores podem criar avaliações que são aplicadas através de jogos (e coletar relatórios dessas avaliações).

Para acessar o Ludo Educativo basta clicar AQUI.

CDMF

O CDMF é um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (Cepids) apoiados pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), e recebe também investimento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), a partir do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia dos Materiais em Nanotecnologia (INCTMN).