Notícia

ID News

Ludo Educativo relança game sobre uso consciente da água

Publicado em 08 junho 2019

Por Comunicação | CDMF

Nesta Semana Nacional do Meio Ambiente, o grupo de desenvolvimento de jogos educacionais Ludo Educativo relançou o Ecoaqua, game que tem como objetivo ensinar de maneira lúdica sobre a importância da água, recurso natural que está se esgotando com o passar dos anos.

As crianças apresentam um importante papel de conscientização dentro de casa e, além disso, carregam a responsabilidade de formar um pensamento crítico para que a situação da água não se complique ainda mais futuramente.

O Ecoaqua faz parte do Portal Ludo Educativo, um portal gratuito de jogos educativos criado por meio de parceria entre o Centro de Pesquisa para o Desenvolvimento de Materiais Funcionais (CDMF), um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPID) apoiados pela FAPESP, e o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia dos Materiais em Nanotecnologia (INCTMN/CNPq), com participação da Universidade Estadual Paulista (Unesp), da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Universidade de São Paulo (USP) e Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (Ipen).

No Ecoaqua o jogador é responsável por administrar um conjunto de chuveiros tendo a responsabilidade de desligá-los no momento certo, gerando economia de água e possibilitando banhar mais Koshis, personagens que precisam da ajuda do jogador para tomar banho e economizar água no game. O jogador precisa de agilidade para lidar com os registros dos chuveiros e os vapores que atrapalham sua visão, além de receber informações sobre a água e como economizá-la.

A mecânica do game, apesar de simples, mantém o jogador atento e ocupado com os eventos do jogo, garantindo diversão e envolvimento.

O diretor do CDMF, professor Elson Longo, explica a importância de estabelecer a conscientização das crianças e adolescentes de uma forma lúdica. “O ludo educativo tem como objetivo educar principalmente as crianças e jovens, tornando agradável e divertida a aquisição do conhecimento”.