Notícia

Esteta

Ludo Educativo propõe ensino lúdico de física em novo jogo

Publicado em 06 outubro 2015

No ensino de física, as aulas expositivas são importantes para abordar determinados assuntos de forma mais compreensível e visual. Nem sempre as escolas têm a estrutura ou equipamentos necessários para demonstrar na prática o que é ensinado nas apostilas teóricas. O grupo de desenvolvimento de jogos Ludo Educativo, vinculado ao Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais (CDMF), lançou uma nova ferramenta que pode auxiliar os professores de física. É o jogo Primo Tesla, que desafia o jogador em relação aos seus conhecimentos sobre circuitos elétricos.

 

A coordenadora pedagógica do grupo, Marília Faustino, explica que o game surgiu da necessidade de se criar uma ferramenta que abordasse o assunto, presente na estrutura curricular das escolas em todo o país. “Nem todas as escolas conseguem mostrar e montar um circuito elétrico com os alunos e com esse jogo buscamos mostrar os componentes de um circuito elétrico, bem como circuitos simples, em série e em paralelo, inclusive com montagens de curto circuito”, disse a educadora.

 

O jogo pode ser usado em sala de aula como introdução ao assunto de circuitos elétricos e eletricidade, no 8º ano do Ensino Fundamental ou para jovens a partir dos 13 anos de idade. “Existem poucos jogos que envolvem circuitos elétricos em português, a maioria das mídias disponíveis são simulações e na língua inglesa. Essa iniciativa possibilita a abordagem do assunto de forma lúdica e estando em nossa língua materna, torna seu conteúdo ainda mais acessível”, explicou Marília.

 

O nome do personagem principal – Primo Tesla – é uma referência ao cientista austríaco Nikola Tesla. Há ainda um segundo personagem chamado Faradei, que faz referência ao cientista britânico Michael Faraday.

 

O diretor do CDMF, professor Elson Longo, do Instituto de Química da Unesp, em Araraquara, acredita que o jogo lúdico pode ser um importante aliado dos professores de física, fazendo um assunto considerado complexo por muitos se tornar atrativo e interessante. “Existe uma carência em experimentos de química e física. Este jogo mostra de modo simples como funcionam os circuitos elétricos, procurando sanar pelo menos em parte esta carência e dar oportunidade do jovem aprender de modo lúdico”, disse.

 

Como jogar?

No novo jogo do Ludo Educativo o jogador deve ajudar o ratinho Primo Tesla na difícil missão de consertar uma nave espacial durante a noite. Para isso, deverá cumprir as missões de montar os mais diversos circuitos elétricos, mudando a rota pela qual passa a eletricidade e sem deixar que suas dez velas se acabem. O desafio do jogo avança de forma progressiva, isto é, a cada missão cumprida, uma missão mais desafiadora é dada ao jogador, testando seus conhecimentos sobre circuitos em série, circuitos em paralelo e as possíveis combinações de ambos.

 

O jogo pode ser acessado através do link: http://portal.ludoeducativo.com.br/pt/play/primo-tesla

 

Sobre o Ludo Educativo

O Ludo Educativo é um projeto de extensão universitária que surgiu em 2012, conta com cerca de 160 mil acessos mensais e tem jogos gratuitos sobre diversos assuntos que estão presentes no dia a dia de crianças e adolescentes, como a escassez de água, dengue, preservação do meio ambiente e a preparação para o vestibular.

 

A equipe do projeto é formada por designers, programadores e pedagogos da Aptor Software, uma empresa spin-off que surgiu nos corredores da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e Universidade Estadual Paulista (Unesp). Conheça mais jogos do grupo no site http://portal.ludoeducativo.com.br.

 

O CDMF é um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPID) apoiados pela Fapesp. O Centro também recebe investimento do CNPq, a partir do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia dos Materiais em Nanotecnologia (INCTMN), integrando uma rede de pesquisa entre Unesp, UFSCar, Universidade de São Paulo (USP) e Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (IPEN).

 

Informações

(16) 9 8178-2748

(16) 3351-8214

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Conheça o CDMF - http://www.cdmf.org.br/

 

Fernanda Vilela - Assessora de Comunicação do Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais (CDMF)