Notícia

RedeNotícia

Ludo Educativo lança jogo que auxilia no estudo para vestibular

Publicado em 05 novembro 2014

O grupo de desenvolvimento de jogos educacionais Ludo Educativo lançou neste mês o Ludo Bioquímica, que tem como objetivo auxiliar o estudo de quem está prestando vestibular. O game tem assuntos relacionados com a área de biologia e química, a partir da matriz curricular presente nas escolas de ensino médio e geralmente cobrada nos vestibulares.

 

A professora Elisabeth Pizoni foi responsável por produzir o conteúdo e a metodologia do jogo. Ela explica que as perguntas foram elaboradas para o aluno construir mentalmente todos os tópicos da disciplina de Bioquímica. A Bioquímica deve ser estudada profundamente, pois está presente em todos os sistemas vivos, desde pequenas organelas até sistemas mais complexos como o corpo humano e seu funcionamento, disse.

 

Pizoni explica que, por esta matéria ser muito abstrata e algumas vezes descontextualizada, o grupo Ludo Educativo optou por uma ferramenta pedagógica que ajude os professores a transmitir o conteúdo de uma maneira agradável e atraente aos alunos. Os professores também podem usar o Ludo Bioquímica para verificar as dificuldades dos alunos e recapitular com eles os itens necessários. No jogo também há um banco de dados para o aluno pedir ajuda e consultar caso não se lembre ou não saiba a resposta certa.

 

O game é uma versão do Ludo Simulado (acesse aqui), que também é voltado à preparação para o vestibular e já teve, desde o seu lançamento, 21 mil instalações e atualmente conta com 4,7 mil usuários ativos. O coordenador de desenvolvimento do Ludo Educativo, Gabriel Lima, explica que o maior número de instalações do jogo ocorre justamente às vésperas dos vestibulares. Através da fórmula desafio-recompensa tão comum em jogos, sejam eles digitais ou não, o Ludo Bioquímica mantém um constante estímulo ao aluno, oferecendo a ele recompensas imediatas por suas respostas corretas e minimizando ao máximo o retorno negativo em suas respostas erradas.

 

O Ludo Educativo é um projeto que tem o objetivo de oferecer à comunidade estudantil uma ferramenta de aprendizagem aliada ao divertimento. Neste momento em que os estudantes estão preparando-se para o vestibular, podem testar seus conhecimentos em diferentes disciplinas, comenta o coordenador do CDMF, Elson Longo.

 

As primeiras fases dos vestibulares que dão acesso à USP, Unicamp e Unesp acontecem no fim de novembro. O ENEM, que oferece ingresso para as universidades federais, ocorrerá nos dias 8 e 9. A Vunesp (Unesp) será no dia 16, Comvest (Unicamp) dia 23 e Fuvest (USP) dia 30.

 

Como jogar?

No jogo, o estudante possui mais de 150 questões para testar seus conhecimentos em Bioquímica, ganhando 2 pontos se acertar a pergunta ou 1 se errar alguma. A pontuação é enviada ao site e fica disponível para comparar as melhores pontuações do dia, da semana ou o melhor de todos.

 

O jogo conta também com três modos diferentes: tempo, número de questões ou ilimitado. No modo tempo, o jogador possui dois minutos para responder o máximo de perguntas possíveis. No modo de número de questões, é preciso responder 20 questões para finalizar a pontuação. No ilimitado, é possível praticar o quanto quiser.

 

É possível baixar o Ludo Bioquímica em dispositivos móveis com sistema Android pelo link:http://portal.ludoeducativo.com.br/pt/play/ludo-bioquimica.

 

Sobre o CDMF

O grupo Ludo Educativo é um projeto educacional do Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais (CDMF), um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPID), apoiados pela FAPESP. O Centro também recebe investimento do CNPq, a partir do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia dos Materiais em Nanotecnologia (INCTMN), integrando uma rede de pesquisa entre Universidade Estadual Paulista (UNESP), Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Universidade de São Paulo (USP) e Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (IPEN).

 

Fernanda Vilela

Comunicação do Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais (CDMF)