Notícia

Gazeta de Ribeirão

Ludo Educativo, jogo da Dengue e Jogo da Sustentabilidade

Publicado em 04 março 2012

A palavra jogo, originária do latim "iocus, iocare", significa brinquedo, divertimento, passatempo sujeito a regras, entre outros. Atividade lúdica em que crianças e adultos aceitam participar, obedecendo regras delimitadas pela própria situação lúdica, é dita educativa quando facilita e estimula a aprendizagem através da interação dos participantes. Incitando à resolução dos problemas, desenvolvem nestes as habilidades de raciocínio cognitivo e de coordenação motora e reflexiva. Socializando, os jogos contribuem para a formação da personalidade e da vontade de aprender. Valendo-se de esquemas mentais, estímulos do pensamento e controle espaço-temporal e ordenativo, desenvolvem coordenação, destreza, rapidez, força e concentração.

Em sua maioria voltados ao público infantil, os jogos compreendem dois grupos principais: os de enredo e os de regras. São de enredo os jogos imaginativos, de faz-de-conta, de papéis, simbólicos ou sócio-dramáticos, objetivando promover o desenvolvimento cognitivo e afetivo-social do jogador. Neles, os participantes se imaginam nos papéis dos adultos, representando a realidade que vivem, ou que gostariam de vivenciar. São de regras os jogos que primam em desenvolver conceitos, valores e comportamentos no ser humano. Atentos à finalidade do jogo e ao atendimento aos códigos por eles compartilhados, o Centro Multidisciplinar para o Desenvolvimento de Materiais Cerâmicos (CMDMC) - um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPIDs) da FAPESP - e o Instituto Nacional de Ciências dos Materiais em Nanotecnologia, de acordo com o divulgado pela Agência Fapesp, lançaram na internet, em parceria com a empresa Aptor Games, um jogo educativo sobre sustentabilidade.

Batizado de Half na Floresta, o jogo foi criado pela mesma equipe que desenvolveu o Ludo Educativo - um game online que auxilia estudantes do ensino médio no aprendizado de ciências - e o Jogo da Dengue. No novo jogo, o personagem Half percorre uma floresta a fim de cumprir objetivos que giram em tomo de ações para a preservação do meio ambiente.

Cada uma das jogadas aborda uma questão diferente sobre conservação ambiental. Na primeira fase, o personagem deve ajudar a libertar os animais em extinção que foram capturados ilegalmente, como araras e macacos, sempre atento para escapar das investidas dos animais perigosos que perambulam pela floresta.

Já na segunda fase, o personagem necessita plantar árvores e superar a ação de lenhadores encontrados pelo caminho. Quer conhecer o jogo? Acesse-o gratuitamente na internet em www.ludoeducajogos.com. br.

(Rosemary Conceição dos Santos é pós-doutora em Cognição, Leitura e Literatura pela USP)