Notícia

Jornal do Commercio (PE) online

Lua já teve água na superfície

Publicado em 11 julho 2008

Os vestígios de água encontrados nas rochas da superfície Lua remontam a 3 bilhões de anos, afirmam três geólogos em estudo publicado ontem na revista Nature. Os cientistas analisaram amostras de rochas vulcânicas, recolhidas durante as missões Apollo 11,15 e 17, que não apresentavam as características geoquímicas de meteoritos ou de cometas, mas que continham, no entanto, toda uma variedade de elementos voláteis, entre eles a água. Até hoje, acreditava-se que os supostos vestígios de água perto dos pólos da Lua tinham origem no impacto de meteoritos ou cometas. Erik Hauri, do instituto Carnegie em Washington, e seus colegas, chegaram à conclusão de que havia água na superfície das amostras graças a um novo método de espectometria de massa, que permite identificar a presença de água em quantidades mínimas, informa a AFP.

» DNA de vírus

Cientistas dos EUA, do Japão e da Indonésia anunciaram ontem, na revista britânica Nature, a descoberta de três proteínas humanas aproveitadas pelo vírus da gripe das aves, o H5N1, para infectar células. A capa descata artigo sobre genética do vírus ebola.

Você sabia?

O cuxiú-preto, mesmo ameaçado de extinção, têm capacidade de se adaptar à perda de seu hábitat natural, provocada pela intervenção humana, o que é um alento para a conservação da espécie. Pesquisa do Museu Paraense Emílio Goeldi, feita numa ilha do reservatório da Usina Hidrelétrica de Tucuruí, na Amazônia, mostrou que um grupo de oito macacos vive há 22 anos em uma área de apenas 20 hectares.

Agência Fapesp.

Energias limpas em debate na Fiepe segunda

O professor da UFPE Heitor Scalambrini realiza segunda, às 15h, na Finep, palestra sobre energias renováveis. Mais dados: (81) 3412.8300.

Reunião pela vida do Rio Tapacurá

Reunião do Fórum pela Vida do Tapacurá, terça, a partir das 9h, na Facol, em Vitória de Santo Antão. Informações: (81) 3523.0012.

» Autismo

Estudos do DNA de famílias do Oriente Médio, Turquia e Paquistão, cujos pais são primos e os filhos, autistas levaram grupo internacional de cientistas a publicar hoje na revista americana Science, com destaque na capa, quais os genes possivelmente relacionados à doença.

agenda

Física Abertas no site www.ufpe.br/efnne as inscrições para minicurso e oficina de física, destinados a professores do ensino médio e estudantes de licenciatura, que ocorrerão dias 3 e 4 de novembro, na UFPE.

Fitoterapia Abertas inscrições para curso sobre o uso de plantas medicinais hoje e na pré-histórica que acontece de 28 a 30 de julho, na Unicap, na Boa Vista. Mais dados: (81) 2119.4192.

na internet

www.anvisa.gov.br/toxicologia/residuos/index.htm - Riscos da ingestão de vegetais com resíduos de agrotóxicos.

www.pesca.sp.gov.br/atracoes_aquario.php - Fotos e dados sobre peixes, segundo o Instituto de Pesca de São Paulo.