Notícia

Portal Fator Brasil

Londres terá seminário sobre Lina Bo Bardi com presença de arquitetos brasileiros

Publicado em 08 novembro 2012

No próximo dia 10 de novembro (sábado) Londres será palco de mais um evento relacionado à arquiteta moderna ítalo-brasileira Lina Bo Bardi (1914/1992). Desde o mês de setembro os londrinos já estão sendo brindados com uma exposição sobre a arquiteta e cuja visitação termina no próximo dia 30 de novembro.

O seminário será realizado pelo Institute of Contemporany Arts em colaboração com a British Council Gallery e trata-se de uma oportunidade única, segundo os organizadores, dos participantes terem contato com o extraordinário legado de Lina e dialogarem com arquitetos brasileiros estudiosos e pesquisadores de sua vasta obra.

O programa do seminário começa às 14 horas e se estende por toda tarde do sábado com a presença de dois professores do Instituto de Arquitetura e Urbanismo (IAU) da USP São Carlos. Entre 14 e 15 horas (horário de Londres), o arquiteto Renato Anelli será o responsável pelo seminário “Lina Bo Bardi in the frame of Brazilian Modern Architecture”. Na sequência, das 15 às 15h45 será a vez do também arquiteto brasileiro Marcelo Ferraz falar sobre o tema “The Making of SESC Pompéia”. Logo após, das 16 às 17 horas, será a vez do docente do IAU/USP Marcelo Suzuki tratar de outra tema: “Lina Bo Bardi is Brazilian culture: modern, old and popular”. No encerramento, dois arquitetos ingleses - Tony Fretton e Rowan Moore, também discutem a obra de Lina com os brasileiros.

Exposição lina - Com curadoria da também arquiteta radicada em Londres, a argentina Noemi Bleger, a exposição na British Council Gallery sobre Lina Bo Bardi conta com a Timeline produzida pelo professor Renato Anelli. A mostra tem instalação da arquiteta holandesa Madelon Vriesendorp e conta também com a exibição de um filme do cineasta Tapio Snellman. A Timeline de Anelli é decorrente de seu trabalho de livre-docência e faz parte de projeto de pesquisa que conta com apoio da Fapesp. “Fiz a linha do tempo com o objetivo dessa peça ser a responsável pela apresentação da trajetória de Lina Bo Bardi para um público estrangeiro”, explica o arquiteto do IAU/USP. A Timeline pode ser conferida no site da exposição: http://linabobarditogether.com