Notícia

Cana Oeste

Lodo de esgoto pode virar adubo de cana

Publicado em 30 junho 2010

Uma pesquisa do Cena (Centro de Energia Nuclear na Agricultura) mostra que o lodo do esgoto tratado pode substituir o uso de adubo mineral nitrogenado no cultivo da cana-de-açúcar. O centro é ligado à USP de Piracicaba (160 km de São Paulo). A técnica aponta para o aumento de 12% da produtividade e redução de custos.

"Com relação à cana, podemos afirmar que 100% do adubo mineral nitrogenado que deveria ser aplicado pode ser substituído pelo lodo de esgoto", disse Cassio Hamilton Abreu Júnior, que coordena o estudo do Cena.

O uso do lodo é estudado há quase 30 anos. A pesquisa, financiada pela Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), concluiu que não há contaminação do solo e dos lençóis freáticos se o material for tratado pelas normas do Conama (Conselho Nacional do Meio Ambiente).

O estudo analisou a presença de nitrogênio, fósforo e potássio, substâncias que compõem a chamada adubação básica do solo, na área que recebeu o lodo. Foi constatado que o lodo supre o nitrogênio necessário à cana e contém cerca de 30% do fósforo, mas precisa de reposição do potássio. Para a pesquisa, iniciada em 2005, foi utilizado lodo de esgoto doméstico da estação de tratamento de esgoto de Jundiaí (SP).

Maurício Simionato

Fonte: Folha de S. Paulo