Notícia

A Tarde (BA)

Lobini é testado no túnel de vento

Publicado em 03 fevereiro 2004

Apresentado durante o Salão do Automóvel de São Paulo em 2002, o Lobini está em fase de testes e começa a ser entregue no Brasil e na Inglaterra. A previsão é de que até o final do primeiro semestre de 2004, as primeiras unidades - no total, serão produzidos em série apenas 35 veículos por ano - devem ser distribuídas para os dois países. O projeto do veículo conta com uma equipe multidisciplinar, além de parceiros renomados - como a Volkswagen, que equipará o carro com o motor VW Audi 1.8 turbo - e uma fábrica com grande experiência no ramo, a Chamonix, que produz réplicas de carros dos anos 50 e está há 17 anos no mercado. O conversível esportivo Lobini é uma realização do advogado José Orlando de Arrochela Lobo e do engenheiro Fábio Birolini, e o nome do veículo é a combinação dos sobrenomes dos idealizadores. Com capacidade de realizar os principais testes e ensaios aerodinâmicos em peças e protótipos de aeronaves, veículos automotores e anfíbios, com possibilidade de obter resultados idênticos aos das grandes montadoras mundiais, o túnel de vento da Universidade de São Carlos (SP) completou em setembro um ano de atividade, promovendo testes com o protótipo do Lobini, conversível esportivo nacional de alto desempenho. No túnel, primeiro do país especializado no segmento automotivo, podem ser avaliados protótipos de veículos em escala de até 1:2, ou seja, 50% de seu tamanho original. O projeto foi idealizado pelo professor doutor Fernando Martini Catalano, especialista em aerodinâmica da Universidade de São Paulo (USP) em São Carlos (SP), e teve início em 1998. "Nosso principal objetivo é alavancar o desenvolvimento de projetos de veículos de vento automotores nacionais, já que a falta de equipamento de ponta no país, especialmente preparado para o segmento, inviabilizava até o ano passado estudos aprofundados que pudessem alicerçar realizações das montadoras instaladas em território brasileiro", explica o professor. Além do Lobini, primeiro carro testa- _ do no túnel de vento de São Carlos, Catalano cita outros testes realizados com sucesso pela equipe nesse primeiro ano de funcionamento do centro de pesquisas de aerodinâmica: "Asa aeroelástica" (primeiro teste realizado no Brasil): "Ensaio dinâmico de aeronave com estabilidade controlada"; "Ensaio de meio modelo de aeronave bimotor". "Ensaios de aeronave anfíbia"; e "Ensaio de aerofólio para veículo de competição". O túnel de vento custou aproximadamente R$ 100 mil e foi viabilizado graças ao suporte técnico e financeiro da Fundação de Amparo à Pesquisa no Estado de São Paulo (Fapesp); Embraer de São José dos Campos (SP) e CNPq (Conselho Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento). O teste com o protótipo do Lobini superou as expectativas. "Fizemos mais de 100 ensaios de distribuição de pressão e balança aerodinâmica para diversas configurações do Lobini: com capota, sem capota, com os vidros levantados e com os vidros abaixados. Foram também realizados testes de visualização com fumaça, traçadores e tufts. Os resultados foram excelentes, pois mostraram repetibilidade e acuracidade. Com base nos dados obtidos, algumas sugestões foram apresentadas ao fabricante, e os valores também servirão para o desenvolvimento de futuras versões do Lobini, que poderá ter novidades como aerofólios e spoilers", avalia Catalano.