Notícia

Agência C&T (MCTI)

LNLS transmite em rede curso de ressonância magnética nuclear

Publicado em 24 novembro 2005

O Laboratório Nacional de Luz Síncroton (LNLS), instituição vinculada ao Ministério da Ciência e Tecnologia, transmite em rede, hoje (24) e  amanhã, o curso Investigação de estruturas de proteínas por ressonância magnética, com conceitos básicos necessários para propiciar o uso de espectrômetros de ressonância magnética nuclear (RMN), disponíveis no LNLS, em estudos de estrutura e dinâmica de proteínas.
Serão apresentadas outras aplicações de RMN em biologia, normas de segurança e regras para o uso dos equipamentos, programas e estratégias utilizadas para tratamento de dados e cálculo estrutural.
As palestras serão proferidas por Ana Carolina Zeri (University of California Berkeley, e responsável pelo laboratório de RMN do LNLS), Luís A. Colnago (CNPDIA-Embrapa), João Carlos de Souza (Varian) e Tharin Blumenshein (Imperial College).
A transmissão do curso só é possível graças à troca de tráfego entre as redes Ansp (da Fapesp) e Ipê (da RNP/MCT). Pesquiadores em todo o País terão acesso aos vídeos via rede Ipê.