Notícia

Gestão C&T

LNLS inaugura Centro de Nanotecnologia Cesar Lattes

Publicado em 06 março 2008

Na última terça-feira (4), o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e o ministro da Ciência e Tecnologia, Sergio Rezende, inauguraram o Centro de Centro de Nanociência e Nanotecnologia Cesar Lattes no campus do Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS), em Campinas (SP).

Segundo informações do LNLS, o novo centro é o resultado da evolução de um programa de pesquisa em micro e nanotecnologia que vem se consolidando no instituto desde 1999.

O centro será aberto à comunidade científica e tecnológica e pretende reunir um conjunto de laboratórios dedicados aos estudos para investigar as propriedades em nível atômico e molecular das matérias. 

Ainda de acordo com o LNLS, as instalações funcionarão de forma integrada com as estações experimentais da fonte de luz síncrotron. O prédio que abriga o centro foi construído em uma estrutura de 2,2 mil m² e contou com um investimento da ordem de R$ 6 milhões, aportados pela Finep. Já os equipamentos para o centro foram comprados com recursos da ordem de US$ 2,5 milhões aportados pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).

O LNSL é operado pela Associação Brasileira de Tecnologia de Luz Síncontron (ABTLuS), que é uma instituição associada à ABIPTI. Informações adicionais podem ser obtidas no site www.lnls.br.