Notícia

RedeNotícia

Livros publicados com apoio da FAPESP vencem Prêmio Jabuti (1 notícias)

Publicado em 22 de outubro de 2013

Por Elton Alisson, da Agência FAPESP

Cinco obras editadas com Auxílio à Pesquisa - Publicações da FAPESP venceram a 55ª edição do Prêmio Jabuti, concedido pela Câmara Brasileira do Livro (CBL). O resultado da premiação - considerada a mais importante da literatura brasileira - foi anunciado no dia 17 de outubro.

Na categoria "Teoria e Crítica Literária", Jaime Ginzburg, professor associado da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da Universidade de São Paulo (USP), ficou em segundo lugar com o livro Crítica em tempos de violência, publicado pela Editora da Universidade de São Paulo (Edusp) e a Imprensa Oficial do Estado de São Paulo (Imesp).

Ainda na mesma categoria, Maria Augusta da Costa Vieira, também docente da FFLCH da USP, obteve o terceiro lugar com o livro A narrativa engenhosa de Miguel de Cervantes: estudos cervantinos e a recepção do Quixote no Brasil, igualmente lançado pela Edusp e a Imesp.

Em "Ciências Humanas", Renato Sztutman, também professor da FFLCH, ficou em segundo lugar com O profeta e o principal: a ação política ameríndia e seus personagens, publicado pela Edusp (leia mais em: http://agencia.fapesp.br/17098).

Roseli Rodrigues de Mello e Fabiana Marini Braga - ambas professoras da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) - e Vanessa Gabassa, professora da Universidade Federal de Goiás (UFG), ganharam em segundo lugar na categoria "Educação" com Comunidades de aprendizagem: outra escola é possível, lançado pela Editora da UFSCar.

Lara Leite Barbosa, professora da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da USP, ficou em terceiro lugar, na categoria "Arquitetura e urbanismo", com Design sem fronteiras: a relação entre o nomadismo e a sustentabilidade.

Pesquisadores apoiados

Outros professores e pesquisadores de universidades e instituições de pesquisa com projetos apoiados recentemente pela FAPESP também sagraram-se vencedores do prêmio literário.

Na categoria "Ciências naturais", Vera Lúcia Imperatriz-Fonseca, atualmente professora visitante sênior na Universidade Federal Rural do Semiárido, no Rio Grande do Norte; Dora Ann Lange, pesquisadora do Centro de Referência em Informação Ambiental (Cria); Denise de Araújo Alves, pós-doutoranda na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da USP de Ribeirão Preto; e Antonio Mauro Saraiva, professor da Escola Politécnica da USP, ficaram em terceiro lugar, com Polinizadores no Brasil: contribuição e perspectivas para a biodiversidade, uso sustentável, conservação e serviços ambientais.

Fonseca coordenou o Projeto Temático Biodiversidade e uso sustentável de polinizadores, com ênfase em abelhas Meliponini, que resultou no livro e do qual Saraiva foi um dos pesquisadores principais.

Por sua vez, Alves realiza atualmente pós-doutorado com Bolsa da FAPESP.

Gustavo Diniz Ferreira Gusso, professor da Faculdade de Medicina da USP, e José Mauro Ceratti Lopes, professor da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA), ganharam o primeiro lugar na categoria "Ciências da Saúde", com o livro Tratado de medicina de família e comunidade: princípios, formação e prática, publicado pela editora Artmed.

Gusso realiza atualmente os projetos regulares "Avaliação da observação estruturada de consultas filmadas na atenção primária à saúde" e "Avaliação das Unidades Básicas de Saúde, equipes de saúde da família e assistência médica ambulatorial usando o Primary Care Assessment Tool".

Na categoria "Tradução de obra de ficção alemão-português", Luis Sergio Krausz, professor da FFLCH da USP, ganhou o primeiro lugar com a tradução do livro Retrato da mãe quando jovem, de Friedrich Christian Delius.

Krausz realiza atualmente o projeto de pesquisa regular "Ghettoliteratur: um gênero esquecido", com apoio da FAPESP.

O pesquisador também publicou em 2012, pela Edusp, o livro Passagens: literatura judaico-alemã entre gueto e metrópole, com Auxílio à Pesquisa - Publicações Científicas - Livros da FAPESP.

Premiação

A cerimônia oficial de entrega do Prêmio Jabuti será em 13 de novembro, quando serão conhecidos os ganhadores do "Melhor Livro de Ficção" e "Melhor Livro de Não Ficção".

A obra vencedora em primeiro lugar de cada categoria receberá, além do troféu Jabuti, um prêmio no valor bruto de R$ 3,5 mil.

Os segundos e terceiros colocados de cada categoria receberão o troféus do Prêmio Jabuti.

Já o "Livro do Ano Ficção" e o "Livro do Ano Não Ficção" receberão, cada um, o troféu Jabuti dourado e o valor bruto de R$ 35 mil.