Notícia

Livros da Dry

Livros infantis velhos e esquecidos

Publicado em 27 setembro 2017

A Biblioteca Brasiliana Mindlin (BBM) da USP inaugurará a exposição “Livros Infantis Velhos e Esquecidos” no dia 3 de outubro de 2017, às 18h30. A exposição é em parte resultado da pesquisa de pós-doutorado de Patricia Tavares Raffaini, coordenada pela professora Gabriela Pellegrino Soares, e trará obras europeias e brasileiras voltadas ao público infantil da segunda metade do século XIX e começo do século XX.

As obras são, em geral, antologias de contos de fadas, obras literárias “adultas” adaptadas para crianças, livros escritos e ilustrados segundo o que se considerava adequado para a jovem audiência, explorando caminhos para encantá-la e, não raro, também educá-la.

Algumas das principais obras que estarão expostas são: exemplares da coleção O Tico-Tico, do primeiro número em 1905 até a década de 1930/40, as primeiras edições das obras de Monteiro Lobato, como Narizinho Arrebitado, Fábulas e Jeca Tatuzinho, além de vários álbuns ilustrados, que posteriormente foram chamados de histórias em quadrinhos, das primeiras décadas do século XX. Além disso, o público também poderá desfrutar de vários exemplares do século XIX, como Robinson Crusoé, Gulliver, Don Quixote e as Mil e uma Noites publicados pela editora Laemmert, Garnier e outros.

A exposição é de entrada franca e estará aberta até dia o 30 de outubro, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 18h30, na Sala Multiuso da BBM (rua da Biblioteca, s/n, Cidade Universitária, São Paulo). Haverá monitorias para escolas mediante agendamento, pelo e-mail educativo@bbm.usp.br.

Mais informações pelo e-mail raffaini@usp.br ou pelo telefone (11) 5678-7264