Notícia

UEM - Universidade Estadual de Maringá

Livro trata do sujeito contemporâneo nos campos da saúde e trabalho

Publicado em 31 julho 2017

Numa solenidade a ser realizada no dia 4 de agosto, às 14h30, no Bloco 10, sala 10, câmpus da Universidade Estadual de Maringá, será lançado o livro "Sujeito contemporâneo, saúde e trabalho: múltiplos olhares".

Os capítulos foram assinados, em autoria única ou coautoria, por professores e pesquisadores experientes, inclusive da UEM, agregados em dois grupos de pesquisa cadastrados junto ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

O primeiro grupo é o "Laboratório Interinstitucional de Subjetividade e Trabalho" (LIST). O segundo se chama "Psicanálise e Clínica Ampliada" e também constitui um grupo de trabalho da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia (ANPEPP).

Os professores da UEM que têm textos publicados no livro são Daniele Almeida Duarte, Guilherme Elias da Silva, Lucas Martins Soldera, Marco Antonio Rotta Teixeira e Fábio José Orsini Lopes, todos do Departamento de Psicologia (DPI).

Embora diversificados quanto à temática, extensão e fundamentação teórica, os textos apresentam um denominador comum: abordam criticamente algumas vicissitudes da atualidade e suas possíveis reverberações subjetivas para o sujeito contemporâneo no campo da saúde e no mundo do trabalho.

Por isso, a obra é indicada a todos aqueles que se dedicam à pesquisa, principalmente em Psicologia, mas também em áreas afins, sobre as relações indivíduo-sociedade no século XXI, ou então simplesmente que se interessam pelo assunto.

Subsidiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), o livro foi lançado pela Editora da Universidade Federal de São Carlos (EdUFSCar), e tem 429 páginas, divididas em três partes, com 21 capítulos.

Outras informações sobre a publicação podem ser obtidas no site da editora da UFSCar.