Notícia

Cruzeiro do Sul online

Livro trata da engenharia sustentável

Publicado em 14 agosto 2011

 

A inovação tecnológica é imprescindível para que o setor da construção civil contribua para uma sociedade mais sustentável. Esse é uma das principais conclusões do livro Desafio da Sustentabilidade na Construção Civil, que foi lançado neste mês, em São Paulo.

Discutir o desenvolvimento sustentável na construção civil sob do ponto de vista da cadeia produtiva setorial é o objetivo principal do livro de autoria de Vahan Agopyan e Vanderley John, ambos professores da Escola Politécnica (Poli) da Universidade de São Paulo (USP).

 

Trata-se do 5º volume da Série Sustentabilidade, editada por José Goldemberg, do Instituto de Eletrotécnica e Energia da USP, que será lançado no 4º Simpósio Brasileiro de Construção Sustentável, promovido pelo Conselho Brasileiro de Construção Sustentável.

 

De acordo com Agopyan, o livro sistematiza o conhecimento reunido ao longo de mais de uma década de pesquisas e debates a respeito do tema. O início foi em um congresso internacional organizado em 1998 pelo Conselho Internacional da Construção, do qual é membro.

 

A entidade tem a construção sustentável como uma de suas bandeiras e, durante o evento, elaborou as premissas da Agenda 21 para essa área. Na ocasião, Agopyan e John convidaram os principais representantes do conselho para participar do primeiro congresso de Construção Sustentável no Brasil, em 2000.

 

"Posteriormente, participamos de um grupo de trabalho que adaptou a Agenda 21 de Construção Sustentável para os países em desenvolvimento, reunindo também pesquisadores da China, da Índia e da África do Sul. Agora, com o livro, tivemos a oportunidade de sistematizar tudo o que foi trabalhado nos últimos dez anos na área", disse Agopyan à Agência Fapesp.