Notícia

Revista Amazônia

Livro sobre Teoria do Turismo é lançado em inglês

Publicado em 27 março 2017

Por Maria Fernanda Ziegler, da Agência FAPESP

Acaba de ser lançada a edição em inglês do livro Tourism Theory – Concepts, Models and Systems, obra que, em português, é considerada referência para estudantes de turismo.

O livro, lançado em português em 2008 e em espanhol em 2010, foi reescrito e atualizado para a nova versão. O projeto recebeu apoio da FAPESP por meio de um Auxílio à Pesquisa para a publicação de livro no exterior.

De acordo com o autor, Alexandre Panosso Netto, professor do curso de Lazer e Turismo e do Mestrado em Turismo da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH-USP), a obra preenche uma lacuna nas publicações sobre turismo. “É um material denso que apresenta de forma didática e com exemplos os conceitos básicos de turismo que todos os estudantes da área precisam saber”, disse à Agência FAPESP.

A edição em inglês contou com a participação de outros 15 especialistas da área, todos brasileiros, que ampliaram o conteúdo dos 59 capítulos da obra. No fim de cada capítulo há uma seção chamada “Operacionalizando”, que exemplifica como a teoria abordada é aplicada na prática. O livro conta com uma seção de exercícios e um “Para saber mais”, voltado a estudantes que queiram se aprofundar nos assuntos abordados.

Uma terceira edição em língua portuguesa também está sendo preparada e terá como base a versão em inglês.

“Tivemos êxito na primeira edição em português, pois usamos muitos exemplos de outros países que tinham relação com a realidade brasileira. Agora, ampliamos para áreas da Ásia e do Leste Europeu, que são fortes em turismo, e também usamos alguns exemplos da América Latina”, disse Panosso, que escreveu os livros em parceria com Guilherme Lohmann ex-professor da EACH-USP atualmente na Griffith University, na Austrália.

Tourism Theory: Concepts, Models and Systems

Autores: Alexandre Panosso Netto e Guilherme Lohmann

Lançamento: 2016

Editora: Cabi

Preço: US$ 144,00

Páginas: 268

Mais informações: www.cabi.org/bookshop/book/9781780647159

Agência FAPESP