Notícia

Refrescante

Livro sobre Protocolos Clínicos e de Regulação será lançado em Ribeirão

Publicado em 26 setembro 2012

O livro Protocolos Clínicos e de Regulação (PCR): Acesso à Rede de Saúde, Editora Elsevier, um dos recursos para ordenar o acesso e humanizar a assistência no Sistema Único de Saúde (SUS) será lançado no dia 27 de setembro de 2012, às 20h, no Centro de Convenções de Ribeirão Preto, localizado na Rua Bernardino de Campos 999.

A obra tem como coordenador o Prof. Livre Docente da FMRP-USP, Dr. José Sebastião dos Santos (que também atuou como organizador) e como organizadores: Profs Drs. Gerson Alves Pereira Jr.,Ana Carla Bliacheriene e Adaisa Cassanho Forster. O projeto contou com o apoio da Fundação Waldemar Barnsley Pessoa, do Hospital das Clínicas da FMRP-USP, da FAPESP, da FMRP-USP, e da Faculdade de Direito de Ribeirão Preto – USP.

O livro está dividido em quatro partes: acesso a bens de saúde e outros bens sociais; atenção à saúde do adulto e idoso; atenção à saúde da mulher e atenção à saúde do recém-nascido e da criança.

De acordo com Dr. José Sebastião, o objetivo é que esses PCRs, sem prejuízo do bom senso na prática clínica e regulatória, no âmbito dos diferentes componentes da rede assistencial, possam agilizar e ampliar o acesso, reduzir as oportunidades perdidas na interface entre os usuários e serviços de saúde, e construir uma rede assistencial mais cooperativa e mais centrada nas necessidades da população. Tenho certeza que este livro vai ajudar muito os profissionais que trabalham na área da saúde e por conseqüência vai melhorar o atendimento aos usuários do SUS. O projeto só conseguiu ser viabilizado devido à ajuda de muitos parceiros, entre eles a Fundação Waldemar Barnsley Pessoa que investiu R$ 117.610,00, explica Dr. José Sebastião dos Santos.

Segundo o Dr. José da Silva Guedes, professor do Departamento de Medicina Social da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo esecretário estadual da Saúde de São Paulo no período de 1995/2002, um dos fatores mais importantes deste livro é que os autores validaram os protocolosque foram academicamente elaborados, submetendo-os à análise de médicos da atenção básica e de reguladores da saúde.

No evento de lançamento, estarão presentes gestores municipais e estaduais, diretores de serviços, profissionais da saúde, acadêmicos e representantes do controle social. A obra também será lançada no 50º Congresso Brasileiro de Educação Médica, que acontecerá de 11 a 14 de outubro, em São Paulo.

Perfil Fundação: A Fundação Waldemar Barnsley Pessoa foi constituída pelo Hospital São Francisco em junho de 1987, e tem como objetivos a promoção da saúde, de pesquisas científicas na área da medicina e da assistência social. Seus recursos financeiros são oriundos do resultado gerado pela operadora de planos de saúde São Francisco Clínicas.Desde seu início, a Fundação conquistou importante papel no desenvolvimento social de Ribeirão Preto e região através de constantes investimentos na formação de profissionais de saúde.

Serviço:

Lançamento do Livro Protocolos Clínicos e de Regulação: Acesso à Rede de Saúde

Data: 27 de setembro de 2012

Horário: 20h

Local: Centro de Convenções de Ribeirão Preto (Rua Bernardino de Campos – 999)

Entrada Franca
Atendimento à imprensa:
Outras Palavras Comunicação Empresarial
(16) 3931-1313
Ana Cândida Tofeti | (16) 9128-9419 | anacandida@outras.com.br
Daniel Navarro | (16) 9223-1517 | navarro@outras.com.br