Notícia

Atuais News

Livro sobre indústria automotiva será lançado no próximo dia 16 de março

Publicado em 13 março 2017

No dia 16 de março será realizado em São Paulo o lançamento do livro "Estratégia de Operações: Teoria e Casos na Indústria Automotiva”, de autoria de Jonas Lucio Maia, Aline Lamon Cerra, Alceu Gomes Alves Filho, Ana Beatriz Lopes de Sousa Jabbour, Celeste José Zanon e Edemilson Nogueira, e publicado pela Paco Editorial.

O livro busca ser uma obra de referência na literatura nacional sobre Estratégia de Operações (EO) ao abordar tanto conceitos da própria EO quanto aqueles relevantes para sua gestão, como Tecnologia, Inovação, Gestão de Cadeia de Suprimentos, Alinhamento Estratégico, entre outros. Também traz vários casos reais, principalmente na indústria automotiva para ilustrar e aprofundar a teoria apresentada.

A obra se baseia nos trabalhos acadêmicos dos autores, sendo fruto de mais de uma década de pesquisas do Grupo de Estudos sobre Estratégia e Organização da Produção (anterior Grupo de Estudos sobre a Indústria Automobilística) do Departamento de Engenharia de Produção (DEP) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Os resultados apresentados são de pesquisas de mestrado, doutorado e pós-doutorado, bem como de projetos temáticos realizados junto a agências de fomento à pesquisa como a Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo) e o CNPq (Conselho Nacional do Desenvolvimento Científico e Tecnológico).

"Estratégias de operações" se apresenta como uma importante fonte de conteúdo para gestores diretamente envolvidos no processo de definição, implementação, gestão e controle de operações das empresas.

Os autores Alves Filho e Nogueira são docentes do DEP e Zanon é professor do Departamento de Gerontologia (DGero), da UFSCar. Os demais autores fizeram pós-graduação em Engenharia de Produção pela UFSCar.

O evento de lançamento terá início às 19 horas, na Livraria da Vila do Shopping JK Iguatemi, localizado na Av. Presidente Juscelino Kubitschek, 2041, Itaim Bibi, São Paulo (SP). Mais informações sobre o livro podem ser obtidas pelo site www.estrategiadeoperacoes.wordpress.com