Notícia

Piniweb

Livro sobre a história das grandes obras de São Paulo vence oprêmio Jabuti

Publicado em 21 outubro 2011

 

Na última segunda-feira (17), foram entregues os prêmios do 53º Jabuti, considerado o mais importante prêmio da literatura brasileira. O livro "Dois séculos de projetos no Estado de São Paulo - Grandes obras e urbanização", publicado pela Editora Imprensa Oficial do Estado de São Paulo e Edusp, organizado por Nestor Goulart Reis Filho, professor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP foi vencedor na categoria Arquitetura e Urbanismo.

O livro foi publicado pela Fundação de Amparo à Pesquisa de São Paulo (Fapesp) por meio do Programa Auxílio à Publicação. Segundo a Fapesp, "a pesquisa reuniu mais de 25 mil imagens, e teve como objetivo o estudo do papel das grandes obras na formação do Estado de São Paulo, principalmente de seu sistema urbano, em cada uma das etapas de sua história, entre os séculos 19 e 20".

"É um história escrita com base em evidências materiais, e não documentos escritos. Historiadores, em geral, trabalham com documentos escritos e nós, da área de arquitetura e urbanismo, trabalhamos com espaço construído e, portanto, temos que trabalhar com evidências materiais. Nós lemos a história através do espaço urbano, do espaço arquitetônico", disse Reis Filho à Agência Fapesp.