Notícia

Jornal Gazeta do Estado

Livro sobre a atriz e diretora Helena Ignez será lançado na 19ª Goiânia Mostra Curtas

Publicado em 23 setembro 2019

A obra com o título Helena Ignez, actrice expérimentale será apresentada ao público no dia 9 de outubro (quarta), às 17h, na Feira Audiovisual da 19ª Goiânia Mostra Curtas, na Vila Cultural Cora Coralina, em Goiânia-GO. A atriz e diretora Helena Ignez estará presente. O livro dos autores Pedro Guimarães e Sandro de Oliveira revela a trajetória dela que se tornou referência nas produções brasileiras, com um método de atuação particular que reinventou o cinema nos anos 1970.

Editado pela Universidade de Strasbourg (França), com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), o livro traz a expressão “atriz experimental” como forma de fugir da polissemia e do lugar comum do termo “atriz marginal” e redefinir procedimentos estéticos de atuação que fizeram do trabalho de Helena Ignez a grande contribuição para a arte do ator no cinema.

A cineasta será também a homenageada da 19ª Goiânia Mostra Curtas e da Mostra Especial – O Amor e Suas Formas. O festival acontece em Goiânia (GO), de 8 a 13 de outubro, no Teatro Goiânia.