Notícia

Portal EBC (Empresa Brasil de Comunicação)

Livro "Robótica móvel" da USP é finalista no Prêmio Jabuti

Publicado em 29 outubro 2015

O livro Robótica móvel, organizado por Roseli Romero, Fernando Osório e Denis Wolf, do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da Universidade de São Paulo (USP), em São Carlos, e por Edson Prestes, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), está entre os dez finalistas na categoria Engenharias, Tecnologias e Informática da edição deste ano do Prêmio Jabuti.

Lançado pela editora LTC em outubro do ano passado, o livro apresenta, em 17 capítulos, um panorama sobre o estado da arte dessa área de pesquisa no Brasil e no exterior, com material de 35 autores de diferentes grupos de pesquisa existentes nas principais universidades brasileiras. “Queríamos divulgar o trabalho realizado por esses grupos. Por isso, abrimos uma chamada para o recebimento das propostas de capítulos e fizemos uma seleção a fim de manter um padrão de qualidade”, conta a professora Roseli Romero.

O ponto central do livro são os robôs móveis, como os veículos autônomos, robôs com pernas, robôs aéreos e submarinos. “A robótica móvel está a serviço do ser humano. Sua relevância pode ser mais bem compreendida quando pensamos nos robôs colocados para atuar em ambientes perigosos, evitando-se, assim, que a vida humana seja colocada em risco”, diz Roseli.

Em sua 57ª edição, o Prêmio Jabuti recebeu este ano 2.573 inscrições em suas 27 categorias. As obras finalistas de cada categoria passam, agora, por uma segunda fase de avaliação. Os três livros que receberem a maior pontuação dos jurados serão considerados vencedores em sua categoria, em primeiro, segundo e terceiro lugares. A cerimônia de entrega aos vencedores do Prêmio Jabuti 2015 será realizada no dia 3 de dezembro no auditório Ibirapuera, em São Paulo.

Edição:Agência FAPESP