Notícia

Jornal do Commercio (RJ)

Livro reúne experiências de ensino a distância

Publicado em 29 abril 2005

Promover a inserção das novas tecnologias de informação e de comunicação no cotidiano de escolas e universidades. Essa é a proposta da coletânea Sala de Aula e Tecnologia, lançada pela Universidade Metodista de São Paulo (Umesp), com a intenção de reunir experiências sobre educação a distância no Brasil.
"O livro se propõe a divulgar metodologias que visam a ampliar os espaços de aprendizagem nas escolas e instituições de ensino superior brasileiras, por meio de nove artigos escritos por especialistas no assunto", z a coordenadora da obra, Vera Barros de Oliveira.
As principais mudanças na relação de aprendizado entre professores e alunos, a importância de se traçar um novo perfil no setor educacional frente às transformações informático-midiáticas e o entrosamento da educação a distância com a história da mídia são alguns assuntos de destaque.
Vera, professora do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Saúde da Umesp, explica que, para abordar esses e outros tópicos, o conteúdo da obra foi dividido em três partes. A primeira relata as metodologias de ensino a distância e a relação entre tecnologia e conhecimento. A segunda descreve as experiências do Núcleo de Tecnologias Aplicadas à Educação da Umesp com informações sobre a capacitação dos professores e o uso de portais educativos.
A terceira parte descreve o caminho percorrido pela Rede do Saber, um projeto da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo para a formação de professores da rede pública. A rede já conta com cem ambientes de aprendizagem espalhados pelo Estado, permitindo a conexão de mais de 12 mil pessoas por dia.
Vera acredita que as informações contidas no livro servirão como ferramenta de reciclagem e atualização. "Com o advento de novas tecnologias, o profissional tem que estar sempre aprendendo novos conceitos sobre educação continuada", diz.

(Agência Fapesp)