A revista Pesquisa Fapesp lança hoje, às 19h, na Livraria Siciliano, do Ribeirão Shopping, o livro Prazer em Conhecer, que reúne 26 entrevistas com cientistas e pesquisadores que foram publicadas na revista. O livro é uma comemoração às 100 edições da publicação da Fapesp.
Organizado pela jornalista Mariluce Moura, diretora de redação da revista, o livro já foi lançado em São Paulo e em Salvador. Depois de Ribeirão, será lançado em Campinas e Rio de Janeiro.
Mariluce afirma que as entrevistas foram feitas por vários jornalistas e mostra em profundidade o conhecimento dos entrevistados. "São entrevistas aprofundadas onde se procura fazer o entrevistado revelar sua contribuição para o desenvolvimento científico do País, assim como mostrar seu campo de conhecimento", diz a organizadora.
São entrevistas mostrando as várias áreas do conhecimento humano, de humanidades a grandes pesquisas de renomados físicos. "É uma visão multifacetada do conhecimento humano"', diz Mariluce.
Entre os entrevistados estão Otávio Frias Filho, diretor de redação da Folha de S. Paulo, Roberto Schwarz, José Arthur Giannotti, Bob Waterston etc. A apresentação do livro é do filósofo Luiz Henrique Lopes dos Santos.
"Reunindo entrevistas com pesquisadores de diferentes gerações, quase todos radicados no Brasil, o livro proporciona ao leitor um quadro sinóptico bastante representativo do que de melhor produziu a ciência brasileira nos últimos 50 anos. No entanto, isso não é tudo, nem, talvez, o mais importante. Ele proporciona também algo que, melhor que qualquer outro gênero jornalístico, a entrevista pode veicular: a imagem viva do enraizamento da atividade de pesquisa no contexto geral das práticas humanas, individuais e sociais", aponta Luiz Henrique em sua apresentação.
O livro, de 420 páginas, tem ainda na introdução uma abordagem sobre a entrevista, matéria prima essencial do jornalista.
Notícia
A Cidade (Ribeirão Preto)