Notícia

BOL

Livro retrata a vida de moradores de áreas de mananciais na periferia de SP

Publicado em 28 março 2019

A vida de moradores dos bairros Lago Azul e Cantinho do Céu, na zona sul de São Paulo, é retratada no livro "Cantinhos do Céu - A urbanização de uma ocupação de mananciais e seus vivenciadores", de Melissa Matsunaga, cujo lançamento acontece nesta quinta-feira (28), na livraria Tapera Taperá, no centro de São Paulo, às 19h.

Os bairros se localizam no distrito de Grajaú e estão situados em área de mananciais, à beira da represa Billings, o que foi determinante para a construção de uma paisagem urbana com características próprias, decorrente do encontro das pessoas com o entorno. No livro, a autora busca compreender a paisagem dessa região periférica da capital paulista a partir de relatos de moradores: "A abordagem privilegiada na pesquisa reside num enfoque cultural, situado no encontro das pessoas e o espaço em que vivem", explica.

Melissa Matsunaga, que é arquiteta, participou do projeto de urbanização do Complexo Cantinho do Céu, ação pública que transformou a paisagem de uma porção da região dos mananciais de São Paulo, com implantação de infraestrutura urbana e qualificação de espaços remanescentes a partir de remoções realizadas. No entanto, a inquietação da autora quanto ao destino das famílias removidas a levou a pesquisar acerca de suas trajetórias e histórias de vida. Com isso, além de desvendar o processo de produção do espaço urbano e transformação de suas paisagens, o livro aborda a vida e a luta das pessoas que contribuem para construir nossas cidades.

"O trabalho estrutura-se em duas partes: a primeira aborda o tema do conflito historicamente constituído na região de mananciais. A segunda parte elabora, por meio de trechos de entrevistas, depoimentos e narrativas de vida, a temática da paisagem dos bairros estudados. Dessa forma, são tecidos aspectos da vida cotidiana, como valores e afetos, práticas e estratégias de vida, conflitos e tensões", conta a autora.

O livro é resultado da dissertação de mestrado de mesmo título defendida no Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo, em maio de 2015, e tem financiamento parcial da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo).

Lançamento "Cantinhos do Céu"

Quando: 28 de março de 2019, às 19h

Onde: livraria Tapera Taperá, na Galeria Metrópole. Endereço: Av. São Luis, 187, 2º andar, loja 29, Centro, São Paulo (SP)

Venda online: editora Annablume