Notícia

Plantão News (MT)

Livro publicado com apoio da FAPESP é um dos finalistas do 6º Prêmio Abeu

Publicado em 25 novembro 2020

Por Fapesp

O livro Arquitetura Moderna Brasileira: uma crise em desenvolvimento: textos de Rodrigo Lefèvre (1963-1981) (Editora da Universidade de São Paulo, 2019), de autoria de Ana Paula Koury, é um dos finalistas na categoria Ciências Sociais Aplicadas da sexta edição do Prêmio Abeu, organizado pela Associação Brasileira das Editoras Universitárias (Abeu).

Koury é professora da Universidade São Judas Tadeu, em São Paulo, e recebeu apoio da FAPESP no estudo e na publicação do livro sobre a trajetória do arquiteto Rodrigo Lefèvre, que fez parte do Grupo Arquitetura Nova e teve papel importante na arquitetura moderna brasileira.

O livro é dividido em três partes. A primeira narra a trajetória de Lefèvre baseada em informações provenientes, na maior parte, dos currículos guardados em seu acervo pessoal hoje integrado à Biblioteca da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU-USP).

A segunda parte do livro reúne os textos, que foram divididos pelos temas recorrentes abordados pelo arquiteto; a polêmica sobre o desenvolvimento; ensino e profissão; urbanismo e por último o texto inédito de sua dissertação de mestrado na parte intitulada uma utopia social. A terceira parte é uma bibliografia completa com textos "de" e "sobre" Lefèvre.

O Prêmio Abeu é dividido em oito categorias: Ciências Humanas; Ciências Naturais e Matemáticas; Ciências Sociais; Ciências Sociais Aplicadas; Ciências da Vida; Linguística, Letras e Artes; Projeto Gráfico; e Tradução.

A lista completa dos finalistas está disponível no site da Abeu. Os vencedores serão anunciados na quinta-feira (26/11), em cerimônia que será transmitida pelo canal da Abeu no Youtube, às 19 horas.

O objetivo da Associação é incentivar a qualificação das edições das casas editoriais universitárias e fomentar a produção técnico-científica, em relação tanto à excelência dos conhecimentos veiculados pelos títulos quanto à concepção estética das edições.

Fapesp