Notícia

Bom Dia São José do Rio Preto

Livro mapeia fauna e flora do noroeste de SPRio

Publicado em 07 março 2012

Agência BOM DIA

Uma pesquisa apoiada pela Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo) levantou um inventário de mais de 3,8 mil espécies da fauna e da flora no estado. O estudo, que envolveu mais de 100 pesquisadores, foi centralizado na Unesp Rio Preto, se tornou livro e foi lançado nesta terça-feira (6), na capital.

Sob o nome "Fauna e Flora de Fragmentos Temáticos do Noroeste Paulista: base para estudos de conservação da biodiversidade", o livro conta que a região é uma das mais carentes de estudos e uma das áreas com mais florestas fragmentadas de todos o estado.

Desses fragmentos, foram 18 estudados. Neles foram encontrados 328 tipos de aves, 53 espécies de peixes, 36 tipos de répteis, outros 36 de anfíbios, além de 30 espécies de algas, 16 espécies de macroalgas, 117 tipos de musgos e 39 tipos de samanbaias.

O livro é organizado por Orlando Necchi, professor do Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas na Unesp Rio Preto. Segundo ele, ao contrário do que previa, não há nenhuma espécie presente em todos os fragmentos ao mesmo tempo. "Também não imaginamos que encontraríamos um número tão grande de espécies", diz ele, para a Agência Fapesp.

Também está na pesquisa números mais específicos, como 2.135 espécies de insetos, entre outros tipos. De acordo com nota no site da Fapesp, as 18 áreas fragmentadas que foram usadas para o levantamento da pesquisa são propriedades particulares, não áreas de conservação.