Notícia

DCI

Livro lançado na EdUFSCar fala de imigração

Publicado em 02 maio 2016

Por Bete Cervi

Ribeirão Preto e Região - A Editora da Universidade Federal de São Carlos (EdUFSCar) lançou o livro "Deslocamentos e parentesco", organizado pelo professor Igor José Renó Machado, do Departamento de Ciências Sociais (DCSo) da Universidade, com o apoio da Fapesp.

A obra faz o entrelaça mento entre parentesco, família e fenômenos migratórios. Originado a partir de investigações realizadas no Laboratório de Estudos Migratórios da universidade, livro surge em cenário global no qual os deslocamentos, especialmente marcados pela crise de imigração na Europa, tornam-se um dos principais temas de debate. Trata-se de uma coletânea com ensaios de sete pesquisadores e do próprio organizador, Igor, que expõem que os fatores movimento e parentesco são parte integrante da vida de qualquer migrante, seja ele deslocado ou estudante internacional. Abordando casos etnográficos variados e temas como mulheres e migração, estudantes moçambicanos e os decasséguis no Japão, os artigos exploram situações em que a articulação entre movimento e parentesco dá sentido à experiência dos migrantes.

Ao longo da obra, os autores desenvolvem ferramentas teóricas criativas exploram o potencial analítico do conceito de diferencialidade, que busca emergir a diversidade em vários conceitos etnográficos, bem como encarar a complexidade dos processos. "O livro é o resultado final de um longo processo de pesquisa coletiva, que tratou de pensar as relações entre parentesco [e família] e os deslocamentos em várias situações diferentes", explica o professor e organizador Renó Machado. Para comprar: www.editora.ufscar.br