Notícia

Deadline Notícias

Livro investiga a gênese da obra máxima de Caio Prado Jr. (1 notícias)

Publicado em 12 de junho de 2018

História, Dialética e Diálogo com as Ciências – A Gênese de Formação do Brasil Contemporâneo de Caio Prado Jr. (1933-1942) se explica em seu título. O livro do professor Paulo Teixeira Iumatti, do Instituto de Estudos Brasileiros (IEB) da USP e do Programa de Pós-Graduação em História Social da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH), também da USP, é uma investigação exaustiva e transdisciplinar da principal obra de Caio Prado, bem ao estilo do mestre.

Seu lançamento acontece nesta quarta-feria, 13 de junho, a partir das 19 horas, no Alto de Pinheiros, em São Paulo. O volume integra a coleção Entr(H)istória, parceria entre o PPGHS e a Editora Intermeios, que abriga produções vinculadas ao Programa de Pós-Graduação em História Social.

Fruto de um interesse sobre Caio Prado que começou na graduação e seguiu até o pós-doutorado de Iumatti, o livro é um convite para acompanhar a trajetória iconoclasta do autor de Formação do Brasil Contemporâneo (1942), conforme o docente do IEB afirma na introdução do trabalho.

“O que mais caracterizou o pensamento de Caio Prado entre os anos 1930 e 1940 foi seu caráter experimental, inquieto e iconoclasta”, escreve Iumatti. “Profundamente coerente – diga-se de passagem -, mas que se transformou e refez, constantemente. Assim, longe de apagar ou idealizar o marxismo de Caio Prado Jr., esta pesquisa procurou, em primeiro lugar, compreendê-lo em seus próprios termos. Pois o marxismo de Caio Prado, especialmente o desse período de descobertas, foi – e potencialmente ainda é – ameaçador, tendo o intelectual ido além, em determinados momentos, de si mesmo. Forçando os próprios limites. Estalando os quadros do abstrato, e ousando pensar por conta própria.”

O volume condensa mais de 15 anos de pesquisas, ao longo dos quais Iumatti publicou livros e artigos levando a público os desdobramentos de suas investigações. Para a presente edição, o autor precisou selecionar um eixo temático dentre a enorme quantidade de material levantado. A escolha recaiu sobre o percurso de elaboração de Formação do Brasil Contemporâneo.

Mesmo com o recorte, a publicação é densa e transborda interdisciplinaridade. Partindo da análise da marginália de livros, resenhas, fichas de leitura, manuscritos e cartas, além da própria obra tema do estudo, Iumatti divide o trabalho em sete etapas, que correspondem aos seus sete capítulos.

O livro começa com um histórico da vida intelectual paulistana durante os anos 1930 e 1940, período de formulação, publicação e recepção de Formação do Brasil Contemporâneo. Em seguida, envereda pelo percurso intelectual e político de Caio Prado até o lançamento da obra, comentando textos publicados e inéditos, datados de entre 1934 e 1942.

A próxima parada de Iumatti é no pensamento histórico, social e político do mestre, observando sua passagem pela então Faculdade de Direito de São Paulo, nos anos 1920, e seus primeiros livros, Evolução Política do Brasil (1933) e URSS, Um Novo Mundo (1934). Daí, o estudo segue para as leituras e pesquisas de Caio Prado nos campos da geografia física e da epistemologia da ciência. Seu interesse pela geografia humana, sociologia e antropologia ganha atenção no capítulo seguinte.

A análise prossegue pela composição textual e linguística da obra, acompanhada de investigações sobre a metodologia da interpretação feita por Caio Prado da sociedade colonial e do Brasil contemporâneo. Encerram o volume considerações sobre a questão do tempo histórico na construção de Formação do Brasil Contemporâneo.

Segundo Iumatti, todo o trabalho de Caio Prado é determinado tanto pela assimilação seletiva dos conteúdos quanto pelo diálogo crítico com eles. Dessa relação, emerge uma reflexão original, que se impõe ante a produção intelectual dos países desenvolvidos. “Não são apenas os grandes centros que são capazes de produzir pensamentos originais, iconoclastas e desconcertantes”, escreve Iumatti, refletindo sobre a obra do mestre.

História, Dialética e Diálogo com as Ciências – A Gênese de Formação do Brasil Contemporâneo de Caio Prado Jr. (1933-1942), de Paulo Teixeira Iumatti, Editora Intermeios, 538 páginas, R$ 70,00.