Notícia

UNICAMP - Universidade Estadual de Campinas

Livro Identidades fluidas no Judaísmo será lançado no dia 24 de junho, em São Paulo

Publicado em 08 maio 2010

O livro Identidades fluidas no Judaísmo antigo e no cristianismo primitivo Anablume e Fapesp será lançado no dia 24 de junho, às 19h30, na Livraria Cultura do Shopping Villa-Lobos Av. das Nações Unidas, 4777, Alto de Pinheiros, em São Paulo, telefone 11-3024-3599. O livro foi produzido na Unicamp, durante o pós-doutoramento do professor Paulo Augusto de Souza Nogueira Umesp. Conta ainda com a organização dos professores John J. Collins, da Yale University e Pedro Paulo Funari, do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas IFCH da Unicamp e coordenador do Centro de Estudos Avançados. Dentre os autores, há diversos pós-doutores e doutores formados na Unicamp. No lançamento haverá um debate entre Paulo Nogueira, Pedro Funari e Pedro Lima Vasconcellos.

John J. Collins, na apresentação do livro, diz que Os ensaios deste volume não pretendem oferecer uma análise sistemática das questões complexas das identidades judaica e cristã na Antiguidade. Ao invés disso, eles têm o caráter de investigações, estudos de caso que iluminam aspectos dos problemas mais amplos. A principal contribuição à discussão bem pode estar nos modos pelos quais emolduram as questões. Identidade não é uma essência fixa. Ao invés disso, é maleável, constantemente sujeita à modificação e negociação com o mundo circundante. Estes ensaios nos ajudam a ver algumas das maneiras pelas quais o judaísmo e o cristianismo elaboraram e reelaboraram suas identidades, em diálogo com o mundo helenístico-romano e eventualmente um com o outro.

SERVIÇO

Identidades fluídas no judaísmo antigo e no cristianismo primitivo; Paulo Augusto de Souza Nogueira, Pedro Paulo A. Funari e John J. Collins - Organizadores