Notícia

Comércio da Franca

Livro fala sobre a presença de guerrilha em Franca

Publicado em 19 setembro 2006

Será lançado hoje, às 20 horas, na 6ª Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto o livro FALN, a guerrilha em Ribeirão Preto, do historiador Marcelo Botosso. Fruto de quase uma década de pesquisas acadêmicas vinculadas à Unesp (Universidade Estadual Paulista) de Franca e financiadas pela Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), o livro remonta a um período inaugurado com o golpe de Estado de 1º de abril de 1964.
Imersos numa atmosfera de contestação, um grupo de jovens militantes de esquerda visualiza a luta armada como única forma de desarticular e destruir o regime autoritário. O grupo foi denominado de Forças Armadas de Libertação Nacional (FALN), criado e centralizado na cidade de Ribeirão Preto. Apesar de manter-se isolada em relação aos demais processos guerrilheiros que surgiam na mesma época, a organização FALN tentou expandir seus contatos por vários municípios com a intenção de realizar possíveis ações no interior paulista, chegando à Franca. Aqui, durou pouco tempo e logo seus integrantes foram desligados. No processo que Marcelo consultou no Superior Tribunal Militar, eram citados como participantes da guerrilha Antônio de Pádua Silva, Cleomenes de Palma Ribeiro e Nelson José Japaula.
Além de hoje, também haverá sessão de autógrafos nos dias 21, às 19 horas, e 23, às 20 horas, sempre no estande dos autores locais e regionais na Feira de Ribeirão.