Notícia

Acontece Botucatu

Livro de docente da FMVZ/Unesp de Botucatu aborda reprodução de garanhões

Publicado em 02 setembro 2020

Obra busca preencher lacuna na área de Reprodução Equina.

Editora Medvet, especializada na área de Medicina Veterinária, acaba de lançar no mercado o livro “Reprodução de Garanhões”, de autoria do professor Frederico Ozanam Papa, do Departamento de Cirurgia Veterinária e Reprodução Animal da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ) da Unesp, câmpus de Botucatu.

Elaborado com a participação de colaboradores altamente qualificados, o livro é uma obra ímpar sobre inseminação artificial, com foco em garanhões. Em seus 22 capítulos, distribuídos por 319 páginas, são abordados desde a historia da Reprodução Animal e Reprodução Equina, até temas como anatomia, fisiologia, endocrinologia e espermatogênese.

A obra trata também da realização de exames andrológicos e apresenta técnicas que auxiliam o exame e o diagnóstico, assim com as biotecnologias de refrigeração, congelação e as novas técnicas usadas na Reprodução Equina. Também são apresentadas as patologias que mais acometem o aparelho reprodutor do garanhão com seus respectivos tratamentos farmacológicos ou cirúrgicos. “Com relação às biotecnologias de manipulação sêmen equino demonstradas no livro, pode-se afirmar que são as mais novas e modernas metodologias aplicadas ao garanhão”, informa o professor Papa.

O último capítulo do livro apresenta quinze casos clínicos atendidos no Hospital Veterinário da FMVZ/Unesp e em haras particulares, com garanhões que apresentavam distúrbios reprodutivos. “Esse material deverá auxiliar médicos veterinários, bem como o aprendizado de alunos de medicina veterinária, quando estiverem frente a casos clinico-reprodutivos semelhantes”, destaca o autor.

O professor Papa ressalta que o livro foi planejado para preencher uma lacuna na área de Reprodução Equina. “Até então não havia nenhum livro com enfoque específico na reprodução do garanhão. A obra também é uma maneira de deixar um legado dos meus quarenta anos de pesquisas e atendimento a comunidade, a profissionais médicos veterinários que trabalham com a Reprodução Equina e a estudantes de Medicina Veterinária que se interessem por essa espécie”.

Para sua realização, o professor Papa contou com a colaboração do professor Marco Antonio Alvarenga, seu colega de Departamento, e de vários de seus antigos e atuais orientados de mestrado, doutorado e pós-doutorado. “Um dos aspectos mais gratificantes constatados ao longo da construção do livro, foi verificar que a maioria dos meus ex-orientados que colaboraram, terem seguido a academia ou serem profissionais liberais de destaque na área de Reprodução Equina. A todos que direta ou indiretamente ajudaram a construção desse trabalho, meus sinceros agradecimentos”

Os interessados em adquirir o livro “Reprodução de Garanhões” podem acessar o site https://www.medvetlivros.com.br/.

Sobre o autor

Frederico Ozanam Papa é graduado em Medicina Veterinária pela Faculdade de Ciências Médicas e Biológicas de Botucatu, atual Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ) da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP). É doutor em Medicina Veterinária pela Escola Superior de Medicina Veterinária de Hannover- Alemanha. Professor Titular da FMVZ/Unesp desde 1994. Pesquisador e Assessor “ad doc” da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Atua na área de Medicina Veterinária, especialmente Ginecologia e Andrologia Equina, com ênfase nos temas: fisiopatologia, biotecnologia de sêmen e embrião.

 

Essa notícia também repercutiu nos veículos:
Central das Notícias