Notícia

Jornal Brasil

Livro de Celso Lafer sobre Bobbio ganha prêmio APCA

Publicado em 14 dezembro 2013

Por Agência FAPESP

Norberto Bobbio: Trajetória e Obra, de Celso Lafer, presidente da FAPESP, foi escolhido pela Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA) como o melhor livro de Biografia/Memória (na categoria Literatura) de 2013.

 

A relação dos melhores do ano em 11 categorias (Arquitetura, Artes Visuais, Cinema, Dança, Literatura, Música Popular, Música Erudita, Rádio, Teatro, Teatro Infantil e Televisão) foi divulgada esta semana pela APCA.

 

?É um prêmio muito significativo e reputado e fiquei muito satisfeito que o livro tivesse merecido esse reconhecimento. Estou muito feliz e muito honrado em estar entre os que a APCA premiou este ano?, disse Lafer.

 

A cerimônia de entrega do prêmio aos contemplados pela 57ª edição da premiação da APCA ocorrerá em março de 2014, no Teatro Paulo Autran, no Sesc Pinheiros, em São Paulo.

 

O livro de Lafer, que é professor emérito do Instituto de Relações Internacionais (IRI) da Universidade de São Paulo (USP), reúne 16 textos sobre o filósofo italiano, publicados entre 1980 e 2011.

 

Organizado em cinco partes, aborda o perfil intelectual de Bobbio e suas contribuições para as relações internacionais, direitos humanos, inovação da reflexão jurídica e para teoria política.

 

Lafer conheceu Bobbio pessoalmente em 1982, quando o italiano veio pela primeira vez ao Brasil para conferências na Universidade de Brasília (UnB) e na Faculdade de Direito da USP. Foram amigos até a morte do filósofo, em janeiro de 2004, em uma relação intermediada por Michelangelo Bovero, sucessor de Bobbio na cátedra de Filosofia Política na Universidade de Turim, a quem Lafer dedica a obra.

 

Os ganhadores da 57ª edição do Prêmio APCA na categoria Literatura:

 

Grande Prêmio da Crítica: Toda Poesia, de Paulo Leminski (Companhia das Letras)

 

Romance: Lívia e o Cemitério Africano, de Alberto Martins (Editora 34)

 

Ensaio/Crítica/Reportagem: Holocausto Brasileiro, de Daniela Arbex (Geração Editorial)

 

Biografia/Memória: Norberto Bobbio: Trajetória e Obra, de Celso Lafer (Editora Perspectiva)

 

Infanto-Juvenil: As Gêmeas da Família, de Stella Maris Rezende (Globo Livros)

 

Poesia: Rabo de Baleia, de Alice Sant?Anna (Cosac Naify)

 

Contos/Crônicas: Garimpo, de Beatriz Bracher (Editora 34)

 

Tradução: A Anatomia da Melancolia - Volume IV - A Terceira Partição - Melancolia, de Robert Burton, por Guilherme Gontijo Flores (Editora UFPR)

 

Lançamento em Belo Horizonte

 

Na segunda-feira (09/12), Lafer proferiu uma conferência sobre a obra e a trajetória de Bobbio na Academia Mineira de Letras, que também marcou o lançamento de Norberto Bobbio: Trajetória e Obra em Belo Horizonte.

 

"Procurei explicitar aquilo que caracteriza o livro: a atualidade da reflexão do Bobbio nos diversos campos de estudo a que ele se dedicou, como relações internacionais, direitos humanos, teoria jurídica e teoria política. E como isso tem uma coerência muito grande, coerência esta ligada à busca de alternativas àquilo que caracterizou a fúria dos extremos do fascismo e de caminhos da paz, no plano internacional, da tutela dos direitos humanos, no plano interno, e à democracia como forma melhor de governo", disse Lafer, que ocupa a cadeira de número 14 na Academia Brasileira de Letras.

 

Em São Paulo, o lançamento foi realizado em agosto na Livraria Cultura.

 

Leia mais sobre o livro de Lafer:

http://agencia.fapesp.br/17738

 

http://agencia.fapesp.br/17815

 

http://revistapesquisa.fapesp.br/2013/10/17/a-atualidade-das-reflexoes-de-bobbio/

 

Fonte: Agência FAPESP