Notícia

Portal Gazeta de São Carlos

Livro da EdUFSCar aborda economia solidária e os desafios do trabalho

Publicado em 11 agosto 2017

Está sendo lançado pela Editora da Universidade Federal de São Carlos (EdUFSCar) o livro “A economia solidária e os desafios globais do trabalho”, organizado pelos pesquisadores da UFSCar André Ricardo de Souza, professor do Departamento de Sociologia (DS), e Maria Zanin, docente aposentada.

De acordo com os pesquisadores, a economia solidária é uma maneira de organização das atividades de trabalho, produção, consumo e crédito, pautada por princípios igualitários e democráticos; as práticas são organizadas e realizadas solidariamente por trabalhadores e trabalhadoras de forma coletiva e autogestionária, além disso, se busca a distribuição mais equilibrada possível dos ganhos, com perspectiva coletivista e com preservação da natureza. Assim, o objetivo é instaurar novas relações de produção, de modo a promover um processo sustentável de crescimento econômico e social.

A ideia do livro surgiu durante o I Congresso de Pesquisadores de Economia Solidária (Conpes), evento internacional realizado no Campus São Carlos da UFSCar entre os dias 17 e 19 de junho de 2015. “Sentimos a necessidade de divulgar, para além do congresso, o conteúdo das palestras e a ideia se concretizou durante a elaboração do relatório científico do evento, quando estruturamos o livro”, relembram Souza e Zanin.

A obra é dividida em sete partes: Abordagens e perspectivas internacionais; Formação e produção de conhecimento em economia solidária; Auto gestão; Políticas públicas; Desenvolvimento territorial; Saúde, qualidade de vida e inserção social pelo trabalho; e Questões de gênero e cooperativismo. “A divisão seguiu o teor dos Grupos de Trabalhos propostos no Conpes e também conforme os temas abordados pelos conferencistas”, explicam os autores.

“A economia solidária e os desafios globais do trabalho”, que contou com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), é direcionado a todas as pessoas que têm interesse científico e político pela economia solidária, sejam professores, estudantes, técnicos de órgãos públicos e de organizações não governamentais (ONGs), além dos próprios trabalhadores de empreendimentos econômicos solidários.

Mais informações podem ser obtidas no site www.editora.ufscar.br.

Lançamento

O livro “A economia solidária e os desafios globais do trabalho” será lançado no dia 16 de agosto, às 20 horas, no Auditório Milton Santos, do Centro de Ciências Humanas (CCH) da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UEVA), em Sobral (CE); e no dia 15 de setembro, às 14 horas, no Auditório da Associação dos Docentes das Universidades Federais do Ceará (ADUFC), em Fortaleza (CE).