Notícia

Jornal da Unesp online

Livro da Editora obtém terceiro lugar no Prêmio Jabuti

Publicado em 22 agosto 2007

A Câmara Brasileira do Livro anunciou, nesta quarta-feira (21/08), os vencedores do 49º Prêmio Jabuti 2007. A apuração ocorreu em audiência pública na sede da entidade, em São Paulo. O livro Computabilidade, funções computáveis e os fundamentos da Matemática, de autoria do lógico brasileiro Walter Carnielli e do norte-americano Richard L. Epstein, lançado pela Editora UNESP, obteve a terceira colocação na categoria Melhor Livro de Ciências Exatas, Tecnologia e Informática.

A entrega da premiação será em 31 de outubro, na Sala São Paulo, na capital paulista. Na ocasião também serão revelados os vencedores dos prêmios especiais: Livro do Ano, Ficção e Não-Ficção. Acesse e saiba mais sobre o Prêmio Jabuti

Sobre o livro

Lançado em português pela Editora UNESP com o apoio da Fapesp, desde a década de 1980, quando foi editado em sua versão original em inglês, o livro tem sido referência para um campo de estudos que envolve a Filosofia, a Matemática e a Ciência da Computação.

A maneira como torna acessível a introdução à teoria da computabilidade e à lógica tornou a obra recomendada e adotada nos referidos cursos, em instituições como as Uiversidades de Cambridge e Edinburgh, no Reino Unido; a Carnegie Mellon e a Columbia University, nos EUA; e a National Chung Cheng University de Taiwan. Também aparece como literatura recomendada aos alunos do The London Philosophy Study Guide.

Mais do que uma tradução da edição norte-americana original, a brasileira foi retrabalhada por Carnielli para adequar o estilo "ao modo brasileiro de abordar certos conceitos e motivações", expandindo também a bibliografia.

Para os que apreciam uma abordagem estritamente matemática, há uma descrição detalhada da máquina de Turing e a explicação das Funções Computáveis. A obra apresenta, ainda, a lógica proposicional e um sumário da lógica de predicados, além de um minucioso tratamento dos teoremas da incompletude de Gödel, e da apresentação da parte sintática da lógica de primeira ordem.

Os exercícios incluídos partem de tarefas fáceis e chegam até o nível de pós-graduação. O livro traz como apêndice a história do desenvolvimento da teoria das funções computáveis e da indecibilidade, até 1970.

Sobre os autores — Walter Carnielli é mestre e doutor em Matemática pela Unicamp, com pós-doutorado na University of Califórnia, câmpus de Berkeley (EUA) e Münster e Bonn (Alemanha), nesta última como bolsista da Fundação Alexander Von Humboldt. Foi diretor do Centro de Lógica, Epistemologia e História da Ciência da Unicamp entre 1998 e 2004. Atualmente é professor titular do departamento de Filosofia do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Unicamp.

Richard L. Epstein é doutor em Matemática pela University of Califórnia com pós-doutorado em Matemática e Filosofia pela Victoria University of Wellington (Nova Zelândia). Foi bolsista Fullbright do Centro de Lógica, Epistemologia e História da Ciência, da Unicamp, em 1987; e professor visitante do CNPq, no Departamento de Filosofia da Universidade da Paraíba, em 1991. Entre 1996 a 1999 foi professor de Filosofia na University of Nevada (Las Vegas).

SERVIÇO: Computabilidade, funções computáveis, lógica e os fundamentos da Matemática; Walter Carnielli e Richard L. Epstein; 415 páginas, R$ 58,00; Informações: www.editoraunesp.com.br