Notícia

ABCD Maior online

Livro comemora cinco anos da UFABC

Publicado em 12 março 2012

O livro "UFABC 5 anos: um novo projeto universitário para o Brasil", organizado pela própria universidade, foi oficialmente lançado nesta segunda-feira (12/03), no campus Santo André. A obra compila artigos de pesquisadores da UFABC e de outras instituições sobre a experiência inovadora da universidade em diversas dimensões, como projeto pedagógico, pesquisa interdisciplinar, inclusão social, formação docente, perfil discente e pós-graduação.

O livro apresenta alguns dos trabalhos publicados sobre a UFABC em anais de congressos e periódicos acadêmicos. Criada em 2005, a universidade tornou-se referência para o estudo do processo de expansão e reestruturação do ensino superior brasileiro.

Carlos Henrique de Brito Cruz (FAPESP), José Eli da Veiga (USP) e Naomar Monteiro de Almeida Filho (UFBA) participaram do debate "Os desafios inerentes ao mundo da ciência e da tecnologia", organizado pelo GT instituído para conduzir a produção do PDI da UFABC referente ao período de 2012 a 2022, no mesmo local, aberto a toda a comunidade universitária.

Histórico - A UFABC (Universidade Federal do ABC) foi criada em 2005 e, desde setembro de 2006, tem aulas em Santo André. A partir de 2010, as aulas também ocorrem em São Bernardo, que será sede de um novo câmpus.

Na universidade, o aluno ingressa em um bacharelado interdisciplinar e, após entrar em contato com os eixos básicos do conteúdo ministrado em aula, escolhe o curso de formação específica.