Notícia

Esteta

Livro Circulação, transportes e logística: publicação enfoca tema no Estado de São Paulo

Publicado em 25 junho 2014

Unesp e a UFSC lançam o livro ‘Circulação, transportes e logística’, organizado por Márcio Rogério Silveira, doutor em geografia pela Unesp de Presidente Prudente e professor da UFSC.

 

O livro traz alguns resultados da participação do Grupo de Estudos em Desenvolvimento Regional e Infraestruturas (GEDRI), no projeto O Mapa da Indústria no Início do Século XXI: Diferentes Paradigmas para a Leitura Territorial da Dinâmica Econômica no Estado de São Paulo financiado pela Fapesp no período de 2006 a 2011. Além disso, contou com financiamento do CNPq e o apoio dos Programas de Pós-Graduação em Geografia da UFSC e da Unesp, Câmpus de Presidente Prudente.

 

A presente proposta – a organização de um livro que trata da circulação, dos transportes e da logística no estado de São Paulo – surge depois de longos anos desenvolvendo pesquisas sobre esses temas na graduação e na pós-graduação. Foram diversos trabalhos de graduandos, mestrandos e doutorandos (os quais, em muitos casos, são hoje professores e pesquisadores em instituições superiores de ensino), que deram origem aos trabalhos reunidos, em forma de capítulos, neste livro.

 

Parte-se do princípio de que a circulação, os transportes e a logística, no estado de São Paulo, como expressões de um processo de “mundialização do capital”, atuam no movimento circulatório do capital, modificando a dinâmica econômica e reestruturando seu(s) território(s).

 

A ampliação da circulação do capital necessita da diminuição dos custos de produção e de serviços e tal fato é relevante quando se trata da diminuição dos custos de transportes e logística. O aumento da velocidade, da quantidade e da seletividade dos fluxos econômicos são expressões das novas demandas corporativas que atuam e procuram ampliação no território paulista.

 

Nesse sentido, as inovações organizacionais, tecnológicas e normativas, observadas no território paulista, são manifestações corporativas bastante sólidas da quinta revolução logística que se expressam, numa relação dialética, com as formas existentes para substituir e dinamizar as estruturas econômicas endógenas, além de imputar ao território novas formas, funções e processos.

 

Os trabalhos expostos no livro seguem essa lógica e mostram o desenvolvimento dos transportes no Estado de São Paulo e a configuração territorial resultante deles, o direcionamento dos fluxos econômicos e as diferenças regionais organizadas pelas desigualdades territoriais dos sistemas de engenharia de transportes, o planejamento de transportes e da logística, a análise de projetos – como o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) voltado aos transportes em São Paulo e o Trem de Alta Velocidade (TAV) – além de trazer uma rica discussão teórica capaz de orientar pesquisas sobre a temática circulação, transportes e logística.

 

Conheça os capítulos e seus autores

 

Capítulo 1

CIRCULAÇÃO, TRANSPORTES E LOGÍSTICA: BASES PARA A ACUMULAÇÃO CAPITALISTA E A EXPANSÃO GEOGRÁFICA DO CAPITAL

 

Capítulo 2

TRANSPORTE HIDROVIÁRIO INTERIOR E MARÍTIMO DO ESTADO DE SÃO PAULO: LOGÍSTICA, REDES E FLUXOS

Nelson Fernandes Felipe Junior

 

Capítulo 3

RODOVIAS E CONCESSÕES: ENTRAVES À CIRCULAÇÃO E À MOBILIDADE NO ESTADO DE SÃO PAULO

Vitor Hélio Pereira de Souza

 

Capítulo 4

A POLÍTICA MACROECONÔMICA E O TRANSPORTE: SUBSÍDIOS PARA DISCUSSÃO DA INDÚSTRIA NO ESTADO DE SÃO PAULO

Alessandra dos Santos Julio

 

Capítulo 5

O TREM DE ALTA VELOCIDADE (TAV) NO BRASIL: PERSPECTIVAS DE DESENVOLVIMENTO REGIONAL E INTERAÇÕES ESPACIAIS

Bianca Sanae Nakamoto

 

Capítulo 6

ESTRATÉGIAS COMPETITIVAS, FLUXOS E FIXOS NO SETOR DE TRANSPORTE AÉREO REGIONAL PAULISTA

Ana Paula Camilo Pereira

 

CAPÍTULO 7

FLUXOS AÉREOS POR CHARTER E FRETAMENTOS DOMÉSTICOS DE PASSAGEIROS A PARTIR DA MACROMETRÓPOLE PAULISTA E AS CONSEQUENCIAS SOBRE AS INFRAESTRUTURAS AEROPORTUÁRIAS

Airton Aredes

 

Capítulo 8

O TRANSPORTE URBANO DE PASSAGEIROS COMO REPRODUTOR DO CAPITAL: UMA DISCUSSÃO PARA O ESTADO DE SÃO PAULO

Rodrigo Giraldi Cocco

 

Capítulo 9

O ESPAÇO DESIGUAL E OS IMPACTOS NA ACESSIBILIDADE FRENTE À LÓGICA CAPITALISTA DE DISTRIBUIÇÃO E CONSUMO

Dayana Aparecida Marques De Oliveira Cruz

Márcio Rogério Silveira

 

A publicação é da Editora Appris. Informações em

http://www.editoraappris.com.br/produto/4292629/Circulacao-Transportes-e-Logistica-no-Estado-De-Sao-Paulo

 

Portal Unesp