Notícia

JC Notícias (São Paulo, SP)

Livro apresenta abordagens emergentes de pesquisa em engenharia de materiais

Publicado em 20 fevereiro 2020

Obra discute soluções para problemas em energia, alimentos, assistência médica, produtos farmacêuticos e ambiente; lista de autores inclui membros do Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais apoiados pela Fapesp

A combinação de métodos experimentais e computacionais como uma estratégia promissora para pesquisas na área de engenharia de materiais é tema do livro Emerging Research in Science and Engineering Based on Advanced Experimental and Computational Strategies, lançado recentemente pela Editora Springer.

A obra, de 542 páginas, discute soluções para problemas relacionados a energia, alimentos, assistência médica, produtos farmacêuticos e meio ambiente. Além disso, fornece novas ideias sobre compostos em nível atômico.

Entre os autores estão pesquisadores do Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais (CDMF), um Centro de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPID) da FAPESP sediado na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

O capítulo “Magnetic Properties of Conducting Polymers”, por exemplo, é assinado por Adilson Jesus Aparecido de Oliveira, professor do Departamento de Física da UFSCar e coordenador de Difusão do CDMF, e Ernesto Chaves Pereira, professor do Departamento de Química da UFSCar e coordenador de Inovação do Centro, além de Alessandra Alves Correa, pesquisadora da UFSCar.

Elson Longo, diretor do CDMF, é um dos autores dos capítulos “Photocatalytic and Photoluminescent Properties of TiO2 Nanocrystals Obtained by the Microwave Solvothermal Method” e “High Coverage of H2, CH4, NH3 and H2O on (110) SnO2 Nanotubes”.

O livro está disponível nas versões digital (R$ 743,74) e impressa (R$ 1.032,50). Ambas podem ser adquiridas pelo site da editora.

* Com informações da Assessoria de Comunicação do CDMF.

Agência Fapesp

Essa notícia também repercutiu nos veículos:
Seesp - Sindicato dos Engenheiros no Estado de São Paulo