Notícia

Agora Vale

Litoral Norte abriga desconhecida família de animais marinhos

Publicado em 07 janeiro 2015

Uma nova família de animais marinhos foi descoberta na baía do Araçá, situada entre Ilhabela e São Sebastião, no Litoral Norte de São Paulo. São 12 desconhecidas espécies de briozoários (animais invertebrados marinhos que vivem incrustados em substratos, como rochas e algas), de acordo com pesquisadores do Centro de Biologia Marinha (Cebimar) da Universidade de São Paulo (USP).

 

A descoberta é é de autoria dos pesquisadores da USP em parceria com colegas da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e do Smithsonian Marine Station, nos Estados Unidos. Um das espécies - a Jebramella angusta n. gen. et sp. foi descoberta por acaso, disse o professor Leandro Manzoni Vieira do Centro de Ciências Biológicas da UFPE e primeiro autor do estudo.

 

Segundo os autores da pesquisa que resultou na importante descoberta, os novos organismos foram identificados no âmbito do Programa BIOTA-FAPESP e de um Projeto Temático financiado pela Fundação. Foram descritos em um artigo publicado na revista Zootaxa.

 

A espécie foi classificada pelos pesquisadores como pertencente a uma nova família e gênero de briozoários, a Jebramellidae n. fam. De acordo com Vieira, os briozoários ou musgos do mar, como são conhecidos popularmente, formam colônias incrustadas em pedras, conchas e algas, que podem variar de milímetros até 5 centímetros de diâmetro.

 

Já tínhamos observado essa nova espécie fixada em pedras e fragmentos de conchas. Ao filmá-la, descobrimos que ela apresenta estrutura e comportamento até então desconhecidos em briozoários, afirmou Vieira, que realizou pós-doutorado no Cebimar, sob orientação do professor Alvaro Esteves Migotto, com bolsa da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP).

 

 

Fonte: FAPESP