Quem pretende cursar uma pós-graduação mas não dispõe de recursos financeiros, tem algumas opções para viabilizar o curso.
Uma das alternativas é recorrer a financiamento de instituições financeiras. O prazo para pagamento e juros variam e, por isso, é importante consultar vários bancos para saber qual plano cabe melhor no seu bolso.
Outra alternativa é o Fies, programa do Ministério da Educação que financia as mensalidades de cursos de graduação e pós-graduação em faculdades e universidades privadas. A taxa de juros é de 3,4% ao ano, sendo que as inscrições podem ser feitas em qualquer período do ano.
As informações sobre os requisitos necessários para ter o crédito aprovado estão na página www.fies2012.net.
Bolsa de estudo para não contrair dívida
Quem não quer assumir dívida ou dispõe de parte dos recursos para cursar a pós-graduação pode recorrer às inúmeras bolsas de estudo oferecidas tanto por universidades quanto por instituições de incentivo ao ensino e pequisa.
Anote algumas delas:
CAPES
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Oferece bolsas de estudo em todas as áreas, no país e no exterior
www.capes.gov.br
CNPQ
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnolológico
Concede bolsas individuais no país e no exterior, e bolsas por quota www.cnpq.br
FAPERJ
Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de laneiro Apoia cursos recomendados pela Capes, de mestrado e doutorado www.faperj.br
FAPESP
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo
oncede bolsa de estudo para programas desde a iniciação científica até o pós-doutorado, no Brasil e no exterior. www.fapesp.br