Notícia

Destak Jornal

Linhas de crédito financiam a pós

Publicado em 31 janeiro 2012

Por Destak

Quem pretende cursar uma pós-graduação mas não dispõe de recursos financeiros, tem algumas opções para viabilizar o curso.

Uma das alternativas é recorrer a financiamento de instituições financeiras. O prazo para pagamento e juros variam e, por isso, é importante consultar vários bancos para saber qual plano cabe melhor no seu bolso.

Outra alternativa é o Fies, programa do Ministério da Educação que financia as mensalidades de cursos de graduação e pós-graduação em faculdades e universidades privadas. A taxa de juros é de 3,4% ao ano, sendo que as inscrições podem ser feitas em qualquer período do ano.

As informações sobre os requisitos necessários para ter o crédito aprovado estão na página www.fies2012.net.

Bolsa de estudo para não contrair dívida

Quem não quer assumir dívida ou dispõe de parte dos recursos para cursar a pós-graduação pode recorrer às inúmeras bolsas de estudo oferecidas tanto por universidades quanto por instituições de incentivo ao ensino e pequisa.

Anote algumas delas:

CAPES

Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

Oferece bolsas de estudo em todas as áreas, no país e no exterior

www.capes.gov.br

CNPQ

Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnolológico

Concede bolsas individuais no país e no exterior, e bolsas por quota www.cnpq.br

FAPERJ

Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de laneiro Apoia cursos recomendados pela Capes, de mestrado e doutorado www.faperj.br

FAPESP

Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo

oncede bolsa de estudo para programas desde a iniciação científica até o pós-doutorado, no Brasil e no exterior. www.fapesp.br