Notícia

Dialog

Linha do tempo sobre a internet: Um resumo Revolucionário

Publicado em 07 junho 2018

Linha do tempo A internet foi criada durante a Guerra Fria (1945-1991). Era chamada de Arpanet, tinha como função interligar laboratório de pesquisa. A internet, foi essencial para comunicação de militares e cientistas na Guerra Fria. O primeiro e-mail na história a ser enviado foi por um professor da Califórnia chamado Ray Tomlinson, para um amigo Stanford. Em 1982 uso era restrito aos Estados Unidos especificamente no âmbito acadêmico. Por quase duas décadas os meios acadêmicos e científicos tiveram acesso à rede. Em 1987, foi liberado seu uso comercial nos Estados Unidos. Por conta disso em 1992 começaram a surgir diversas empresas provedoras de acesso à internet naquele país. No mesmo ano de 1992 o laboratório de física inventou a wold wide web(www).

BRASIL A Internet chegou no Brasil em 1988 por iniciativa da comunidade acadêmica de São Paulo (FAPESP) e Rio de Janeiro (UFRJ) e LNCC (Laboratório Nacional de Computação Científica). Em 1989 foi criada pelo Ministério de Ciência e Tecnologia, a Rede Nacional de Pesquisas (RNP), uma instituição com objetivos de iniciar e coordenar a disponibilização de serviços de acesso à Internet no Brasil; como ponto de partida foi criado um backbone conhecido como o backbone RNP, interligando instituições educacionais à Internet. No entanto, somente a partir de 1996, a Internet brasileira passou a ter seus backbones próprios inaugurados por provedores comerciais, iniciando assim o desenvolvimento dessa rede de telecomunicações.

1996 — Nasce a primeira rede de IRCbrasileira, a com.br.

1997 — Pela primeira vez o imposto de renda pode ser entregue pela internet;

O Brasil já possui mais de 1,8 milhões de usuários;

Um provedor de São Paulo lança o Zipmail, serviço de e-mailgratuito;

O Tribunal Superior Eleitoral divulga em tempo real o resultados das eleições;

1999 — A UOL lança um software de conversação instantânea;

2000 — Lançamento do iG e da com; primeiras conexões de banda larga.

2003 — É fechado um acordo de colaboração entre América Latina e Estados Unidos que beneficia pesquisadores e instituições, permitindo a conexão e a troca de tráfego entre as duas redes.

2004 — Lançamento do Orkut, rede social da Google que se tornou o primeiro fenômeno de massa pela Internet no Brasil.

Vivo implanta a primeira rede de conexão móvel 3G no Brasil.

2007 — Ocorre a implantação do sistema de televisão digital no Brasil.

2011 — Início das operações da Netflix no Brasil.

2012 — O Facebook se torna a rede social mais usada no Brasil, ultrapassando o Orkut.

“Não Faz Sentido” se torna o primeiro canal brasileiro no YouTube a ultrapassar um milhão de inscritos.

2013 — Mobilizações políticas em redes sociais dão início às Jornadas de Junho, primeira grande mobilização popular brasileira no século XXI.

2014 — Entra em vigor o Marco Civil da Internet.

O Uber começa a operar no Rio de Janeiro.

Pela primeira vez, a Internet passa a atingir mais de 50% dos domicílios no Brasil.

2016 — Compras pela Internet no Brasil superam as compras em lojas físicas.

Crescimento dos internautas na utilização da internet Em 1975, cerca de dois mil usuários, a Net permitia um acesso livre aos professores e pesquisadores usuários desta tecnologia E atualmente, mais de quatro milhões de pessoas usam a internet ao redor do mundo.

Amazonas Chegou em meados de 2004 Segundo dados da Anatel, o Amazonas apresenta uma das maiores deficiências em infraestrutura e velocidade de dados, Minas Gerais, Rio Grande do Norte, Paraíba e Piauí também estão incluído nesse grupo. O acesso à internet na região norte do Brasil cresceu 35% entre setembro de 2010 e 2011. Portal da Amazônia Está entre as principais referências sobre o tema Amazônia na internet. Lançado no dia 5 de julho de 2001. O portal disponibiliza o conteúdo em texto, fotos, áudio, vídeo. Com repórteres no Acre, Amapá, Amazonas, Rondônia e Roraima, o Portal Amazônia tem conteúdo com abrangência também sobre os outros quatro estados da Amazônia Legal – Maranhão, Mato Grosso, Pará e Tocantins – e a Amazônia Internacional. Conta também com agências de notícia e sites parceiros, além de jornalismo colaborativo. Reformulado em 2014, passou a unificar a estratégia digital das empresas do Grupo Amazônia Cabo e da Rede Amazônica. Reúne o BoraVê, acervo de vídeos do Amazon Sat, e o Radar 10, portal de áudios das rádios da Rede Amazônica. Conta com a colaboração dos internautas, nas noticias. Empreendedorismo na Internet

O empreendedorismo na internet parece ser o assunto do momento. Não são raros os exemplos de recém milionários que estão fazendo fortuna com negócios na internet. De lojas virtuais as redes sociais, o empreendedorismo na internet vem ganhando cada vez mais espaço e conquistando novos adeptos.

Mais da metade (52%) dos jovens brasileiros acreditam que a internet é um caminho para o empreendedorismo, a inovação e uma fonte de conhecimento para o desenvolvimento da carreira profissional.

A internet vem cada vez mais se evoluindo no âmbito atual, e estar sempre conectado é bom.

Clique neste link abaixo, veja um vídeo que fala mais um pouco sobre a internet:

https://www.youtube.com/watch?v=yZ595Q-l9CQ