A Universidade Estadual Paulista (Unesp) e o Banco Santander assinaram um convênio de colaboração acadêmica para financiamento de programas de ensino, pesquisa e extensão. Os recursos previstos para a execução do acordo são de R$ 12 milhões. O convênio foi firmado na última semana pelo reitor da Unesp, Herman Voorwald, e pelo vice-presidente do programa Santander Universidades, Jamil Hannouche.
Segundo Voorwald, que também é membro do Conselho Superior da FAPESP, as ações priorizadas no acordo são coerentes com o plano de desenvolvimento institucional da universidade, que tem o objetivo de colocar a instituição "entre as 200 melhores do mundo".
O programa Santander Universidades oferece bolsas de estudos a alunos de baixa renda, bolsas de pós-doutorado para docentes no exterior e para a mobilidade estudantil em universidades portuguesas e de outros Estados brasileiros, além da doação de 4 mil financiamentos para o ensino a distância da língua espanhola. Outra iniciativa é o apoio financeiro às 44 empresas juniores da Unesp.
(Agência Envolverde)