Notícia

Vitruvius

Lina Bo Bardi

Publicado em 12 novembro 2012

O seminário será realizado no próximo dia 10 de novembro, pelo Institute of Contemporany Arts em colaboração com a British Council Gallery e trata-se de uma oportunidade única, segundo os organizadores, dos participantes terem contato com o extraordinário legado de Lina e dialogarem com arquitetos brasileiros estudiosos e pesquisadores de sua vasta obra.

O programa do seminário começa às 14 horas e se estende por toda tarde do sábado com a presença de dois professores do Instituto de Arquitetura e Urbanismo (IAU) da USP São Carlos. Entre 14 e 15 horas (horário de Londres), o arquiteto Renato Anelli será o responsável pelo seminário “Lina Bo Bardi in the frame of Brazilian Modern Architecture”. Na sequência, das 15 às 15h45 será a vez do também arquiteto brasileiro Marcelo Ferraz falar sobre o tema “The Making of SESC Pompéia”. Logo após, das 16 às 17 horas, será a vez do docente do IAU-USP Marcelo Suzuki tratar de outra tema: “Lina Bo Bardi is Brazilian culture: modern, old and popular”. No encerramento, dois arquitetos ingleses - Tony Fretton e Rowan Moore, também discutem a obra de Lina com os brasileiros.

Exposição Lina

Com curadoria da também arquiteta radicada em Londres, a argentina Noemi Bleger, a exposição na British Council Gallery sobre Lina Bo Bardi conta com a Timeline produzida pelo professor Renato Anelli. A mostra tem instalação da arquiteta holandesa Madelon Vriesendorp e conta também com a exibição de um filme do cineasta Tapio Snellman.

A Timeline de Anelli é decorrente de seu trabalho de livre-docência e faz parte de projeto de pesquisa que conta com apoio da Fapesp. “Fiz a linha do tempo com o objetivo dessa peça ser a responsável pela apresentação da trajetória de Lina Bo Bardi para um público estrangeiro”, explica o arquiteto do IAU-USP. A Timeline pode ser conferida no site.

São Carlos