Notícia

Tribuna Ribeirão online

Lições da inovação

Publicado em 15 novembro 2021

Por Redação 1

A pandemia que ainda vivemos trouxe muitas lições durante os últimos 18 meses. A cada desafio, a cada experiência e a cada superação, um novo aprendizado sempre se destaca. Ao longo da semana que passou, foi a vez da inovação, da tecnologia e do empreendedorismo caminharem juntos e mostrarem mais uma vez sua importância.

O desenvolvimento e a produção de milhares de doses de vacinas em menos de um ano, só aconteceram graças à pesquisa, à inovação e ao empreendedorismo. Impossível esquecer disso durante a realização do Inova Ribeirão, o maior encontro de negócios e inovação de Ribeirão Preto e região.

Dezenas de empresários, investidores, agentes de inovação e representantes de iniciativas públicas e privadas mostraram uma quantidade enorme de oportunidades para quem quer empreender e para as empresas já estabelecidas que precisam de apoio para desenvolver e aplicar novas tecnologias em seus negócios.

O poder público oferece muitas oportunidades de financiamento subsidiado ou mesmo a fundo perdido para quem acredita em fazer pesquisa e tornar sua empresa mais competitiva. Estão aí a Fapesp, Finep, Desenvolve SP, por exemplo, para apoiar empresas de todos os portes.

Muitas startups e outras empresas de tecnologia também mostraram que possuem e já estão aplicando soluções para os desafios da indústria, comércio, serviços, agronegócios e também para a gestão pública.

Outra lição importante da pandemia é a necessidade da transformação digital no comércio e na prestação de serviços. Os softwares de gestão (ERP) e de relacionamento com clientes (CRM) que aplicam inteligência artificial e aprendizado de máquina, as plataformas de e-commerce, marketing digital e por geolocalização já eram tendência e hoje são realidade para muitas empresas. Agora, vem aí o 5G, para popularizar a internet das coisas, simplificar processos e aumentar a competitividade. E isso o Inova Ribeirão também mostrou na prática.

Mas além de mostrar da necessidade da atualização sobre tendências em tecnologia e oportunidades para aplicar pesquisa e desenvolvimento, o Inova Ribeirão ensinou mais uma vez a lição sobre a força do trabalho conjunto entre a sociedade civil e o poder público.

Sob a coordenação da Secretaria Municipal de Inovação e Desenvolvimento, nós da ACIRP, com apoio irrestrito do presidente Dorival Balbino, junto com entidades como Ciesp e CDL/Sincovarp trabalhamos ao lado de instituições como Sebrae, Senai, Senac, Supera, Inova.Jab e Agência USP de Inovação construindo uma relação positiva entre mercado, academia e gestores públicos.

Quem esteve conosco este ano e também os que perderam esta oportunidade, já faço, em nome da ACIRP, o convite para estarem novamente nos dias 5, 6 e 7 de julho de 2022 para a 3ª edição do Inova Ribeirão.

O post Lições da inovação apareceu primeiro em Jornal Tribuna Ribeirão.