Notícia

Envolverde

Licenciatura em Ciências Univesp/USP

Publicado em 03 agosto 2010

Agência FAPESP - A Fundação Universitária para o Vestibular (Fuvest) receberá, até 13 de agosto, inscrições para o processo seletivo do curso de Licenciatura semipresencial em Ciências Univesp/USP. As inscrições podem ser realizadas no site da Fuvest e a taxa, de R$ 25, deve ser paga até o dia 16 de agosto em qualquer agência bancária. O boleto é gerado no ato da inscrição.

O curso é resultado de uma parceria entre a Secretaria de Ensino Superior do Estado de São Paulo, no âmbito do Programa Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp), e a Universidade de São Paulo (USP).

Estão sendo oferecidas 360 vagas nas cidades de Piracicaba, Ribeirão Preto, São Carlos e São Paulo (90 vagas em cada). O exame vestibular será em 12 de setembro. Os candidatos farão uma prova de conhecimentos gerais, com 50 testes de múltipla escolha, cada um com cinco alternativas, além de uma redação, que vale 30 pontos. Os locais de prova serão divulgados no dia 3 de setembro no site da Fuvest.

As matrículas serão realizadas nos dias 4 e 5 de outubro em primeira chamada e 13 de outubro para a segunda chamada. Os endereços e horários para matrícula serão informados juntamente com a divulgação da primeira lista de aprovados. O início das aulas será em 18 de outubro de 2010.

O aluno terá de cursar uma carga horária total de 2.835 horas, dividida em oito módulos temáticos. Cerca de 1.800 horas correspondem aos conteúdos de formação, 405 horas são referentes ao estágio supervisionado e 210 horas serão destinadas às atividades acadêmico-científico-culturais.

As atividades presenciais e não-presenciais serão subsidiadas por material impresso, articuladas com as demais atividades no ambiente virtual de aprendizagem e na programação da Univesp TV, construída sob a coordenação dos professores especialistas da USP, em parceria com a Fundação Padre Anchieta.

O novo curso tem como objetivo formar profissionais capacitados para atuar na educação básica, com foco na educação científica. A nova graduação terá cerca de 52% da carga horária desenvolvida por atividades a distância, possibilitando que professores em exercício possam cursá-la.

O curso de Licenciatura em Ciências é o segundo no âmbito da Univesp, criada em outubro de 2008 com o objetivo de ampliar o acesso à educação superior pública, em parceria com as três universidades paulistas e com o Centro Paula Souza. Já está funcionamento o curso de Graduação em Pedagogia Semipresencial, em parceria com a Universidade Estadual Paulista (Unesp).

Inscrições, manual e informações: http://www.fuvest.br